Nelson Oliveira teve contributo decisivo na vitória do colega de equipa
O espanhol Enric Mas (Movistar) venceu esta sexta-feira a terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, assumindo a liderança da geral após um grande trabalho do colega de equipa Nelson Oliveira, sétimo.
Mas conseguiu a primeira vitória na Movistar ao chegar isolado, ao cabo de 4:11.47 horas, ao Alto de la Reina, após 165 quilómetros saídos de Torrent, batendo os franceses Victor Lafay (Cofidis), segundo a dois segundos, e Élie Gesbert (Arkéa Samsic), terceiro a oito.
A dupla da 'telefónica' formada por Mas e Oliveira decidiu a tirada, com o português a atacar, já perto do fim, para lançar o companheiro para a vitória, distanciando-o do suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), principal ameaça.
O espanhol não ganhava, nem liderava, uma corrida desde 2019, na Volta a Guangxi, ainda como ciclista da Deceuninck-QuickStep, ainda que tenha, em 2020, vencido já pelos espanhóis a classificação da juventude da Volta a Espanha, que concluiu no quinto posto geral.
No fim de contas, Nelson Oliveira foi sétimo, a 35 segundos, e Küng nono, a 38, deixando Mas em boas condições para se defender no contrarrelógio de sábado, em que o português e o suíço são especialistas.
A quarta e penúltima etapa é um exercício individual de 14,3 quilómetros, entre Xilxes e Playa Almenara, na qual o suíço é o principal favorito, enquanto campeão europeu da especialidade, mas o luso poderá ter uma palavra a dizer, atacando o pódio da geral.
Para já, é sexto, a 46 segundos do novo camisola amarela, que tem oito segundos de vantagem para Lafay e 17 para Gesbert, com Küng em sétimo a 51 segundos do líder (e a cinco de Oliveira).
Ciclista uruguaio venceu a Volta a Portugal de 2022
Esloveno não esconde objetivo de vencer a clássica dos pavés
Ciclista português falou sobre a sua agenda para o novo ano
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo