Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Os espanhóis Hector Guerra e Isidro Nozal, que representavam a extinta Liberty Seguros, foram suspensos por dois anos pela União Ciclista Internacional (UCI), que divulgou esta sexta-feira uma lista de oito corredores castigados por doping.
Guerra e Nozal tiveram resultados positivos, por EPO CERA, em controlos surpresa realizados a 3 de agosto de 2009, antes do início da Volta a Portugal, à semelhança do português e companheiro Nuno Ribeiro, que viria a vencer a prova.
O português, vencedor da Volta a Portugal em 2003, está suspenso preventivamente e aguarda para os próximos dias uma decisão do Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Ciclismo, sabendo-se desde outubro que a sua contra-análise foi positiva.
Tanto Guerra como Nozal são considerados suspensos desde a data dos controlos, a partir da qual todos os resultados desportivos obtidos por ambos são anulados, e ficam inibidos de competir até 2 de agosto de 2011. O primeiro foi ainda multado em 35 000 euros e o segundo em 17 500.
Na lista agora publicada pela UCI constam ainda outros nomes, alguns deles de casos já conhecidos, nomeadamente os italianos Danilo Di Luca e Gabriele Bosisio, os espanhóis Mikel Astarloza e Alberto Fernandez e o holandês Thomas Dekker, todos penalizados por dois anos.
Os corredores de ciclocrosse polacos Kacper Szczepaniak e Pawel Szczepaniak foram punidos por quatro e oito anos, respetivamente.
A UCI anunciou ainda a suspensão preventiva do francês Mickael Larpe, devido a um controlo positivo por EPO na corrida Cholet-Pays de Loire, a 20 de março, e do italiano Alessandro Colo, que acusou clenbuterol, a 25 de abril, na Volta ao México.
Figueira Champions tem lugar este sábado
Ciclista venceu a prova em 2025
Ciclista acabou precocemente a carreira aos 26 anos
Português vai lutar pela vitória diante de outros grandes nomes do pelotão mundial
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias