Ciclista foi o primeiro desportista luso a ganhar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos
O ciclista Iúri Leitão foi distinguido com o prémio "Ética no Desporto 2024", no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), foi hoje anunciado.
"Depois de anunciado o prémio europeu "Spirit of Fair Play" atribuído pelo European Fair Play Awards, a troca do ouro pelo fair-play traz mais um prémio a Iúri Leitão. O PNED, do IPDJ, atribui o Prémio de Ética no Desporto ao ciclista cuja atitude de fair-play foi notícia em todo o mundo", justificou a entidade.
Primeiro desportista luso a ganhar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos, Iúri Leitão volta a ser distinguido por ter esperado pelo francês Benjamin Thomas, que viria a conquistar o ouro, na final de omnium de Paris2024.
Em 08 de agosto de 2024, no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, Iúri Leitão, que posteriormente se sagrou campeão olímpico de madison ao lado de Rui Oliveira, lutava com Benjamin Thomas pelo ouro, quando o francês caiu a 25 voltas do final.
A queda do principal adversário poderia ter 'dado' o título olímpico ao vianense que, contudo, aguardou por Thomas para saber se este estava bem, de modo a poderem "voltar a discutir o ouro de forma justa", e acabou por ficar com a prata.
"Foi um azar. Claro que já estamos num ponto de fadiga tão grande, que muitas vezes não processamos bem as coisas. Ele cometeu um erro. Dois ciclistas à frente subiram e ele caiu. Sinto que seria injusto ele perder o ouro daquela forma. E eu quis ter a certeza de que ele voltava e que estava bem [...] e que podíamos continuar, entre aspas, a nossa batalha", justificou na altura.
Antes de ser escolhido para receber o prémio "Ética no Desporto 2024", o ciclista da Caja Rural foi agraciado com um prémio europeu de fair-play.
Leitão foi galardoado na categoria 'Spirit of Fair Play' nos Prémios Europeus de Fair Play, atribuídos pela organização não governamental European Fair Play Movement, após uma proposta do IPDJ.
O prémio "Ética no Desporto 2024", do Plano Nacional de Ética no Desporto, distingue anualmente personalidades ou entidades de âmbito desportivo, que evidenciem uma reiterada conduta e defesa de valores éticos, tais como a verdade, a compreensão, a tolerância e o respeito, entre outros.
Fuga vingou em Monforte de Lemos sem perigar os favoritos
Em causa o facto de Victor Campenaerts estar na fuga, que obrigou a resposta
Momento curioso na subida final da etapa 14
Ciclista da Technosylva Maglia Bembibre ganhou em Viana do Castelo
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United