Português sagrou-se campeão pela terceira vez no scratch
Iúri Leitão começou a temporada de 2024 da melhor maneira, ao sagrar-se pela terceira vez campeão europeu de scratch, na Holanda, depois de em 2023 ter feito história com o ouro inédito na prova de ominum do Mundial.
"É muito importante começar um ano tão importante como este com o pé direito. Depois do bom desempenho no madison, ontem, vencer o scratch é muito encorajador para tudo o que temos pela frente neste ano e é a recompensa por todo o trabalho que temos vindo a realizar", confessou o ciclista português em declarações à assessoria da Federação (FPC)
O corredor natural de Viana do Castelo, que corre na equipa espanhola Caja Rural, explica que "a corrida foi muito mexida, sendo necessário muito sangue-frio para não gastar energia demasiado cedo. A chave do sucesso foi essa gestão. Quando senti que os adversários estavam desgastados, fiz a minha jogada e resultou", frisou ainda Leitão, que subiu ao pódio com a austríaco Tim Wafler, que ficou com a medalha de prata, e o dinamarquês Tobias Hansen, que levou o bronze.
Já o selecionador nacional Gabriel Mendes, disse que o "Iúri fez uma corrida fantástica. Foi uma prova difícil, muito movimentada, que obrigou a gerir muito bem as energias para estar sempre na discussão do pódio. No final, o Iúri aproveitou a oportunidade de forma exímia. Conseguiu surpreender com um ataque extremamente forte e é campeão da Europa com muito mérito".
Ideia lançada pelo presidente da federação de ciclismo do país
Equipa de José Azevedo contrata trepador de 25 anos
Portugal foi campeão olímpico da disciplina
Campeão acabou por ser o italiano Elia Viviani
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN