Richard Carapaz segura a camisola rosa
Classificação geral
1.º Richard Carapaz, 68:49.06 horas
2.º Jai Hindley, a 3 segundos
3.º João Almeida, a 44 segundos
4.º Mikel Landa, a 59 segundos
5.º Vincenzo Nibali, a 3.40 minutos
6.º D. Pozzovivo, a 3.48 minutos
7.º Pello Bilbao, a 3.51 minutos
8.º E. Buchmann, a 4.45 minutos
9.º Jan Hirt, a 7.42 minutos
10.º Alejandro Valverde, a 9.04 minutos
1.º Jan Hirt, 5.40.45 horas
2.º Thymen Arensman, a 7 segundos
3.º Jai Hindley, a 1.24 minutos
4.º Richard Carapaz, m.t.
5.º Alejandro Valverde, m.t.
6.º Mikel Landa, m.t.
7.º Lennard Kamna, a 1.38 minutos
8.º João Almeida, m.t.
9.º Vincenzo Nibali, a 2.06 minutos
10.º Hugh Carthy, a 2.13 minutos
O checo Jan Hirt (Intermarché) chega à meta isolado e vence a etapa. Thymen Arensman (DSM) é segundo e Jai Hindley terceiro. João Almeida corta a meta em 8.º, a 1.38 minutos do vencedor.
Atenção que está a chover e o piso na descida está molhado. Vamos ver se todos se mantêm em cima das bicicletas até ao final...
Jan Hirt passa a 1.ª contagem e soma os 40 pontos para a classificação da montanha. Thymen Arensman é segundo e amealha 18.
João Almeida ainda está na 'cola' de Carapaz, Mikel Landa e Hindley. A subida parece interminável. Na frente Jan Hirt está isolado.
João Almeida vai conseguindo reagir aos ataques dos principais rivais na geral. Quando parece ficar para trás o português cerra os dentes e não os deixa fugir. Entretanto, na frente Jan Hirt e Arensman seguem isolados.
João Almeida segue agora com Sivakov, Nibali e Poels. Poucos segundos à frente este quarteto tem Carapaz, Mikel Landa e Hindley. Que subida!
João Almeida é o último no grupo dos favoritos, são 8 os corredores que com o português estão a 2.08 minutos de Kamna. Faltam 3 quilómetros para o cume da montanha.
Mikel Landa, no grupo de João Almeida, sofre uma queda. O ciclista espanhol perde alguns segundos e vamos ver como faz para recuperar...
Kamna segue com 40 segundos de vantagem de Arensman e 1.02 de Jan Hirt. Seguem-se Hugh Carthy e Alejandro Valverde, a 1.18, e o grupo dos favoritos (onde está João Almeida) a 2.44. Estamos a meio da subida.
Neste momento os ciclistas sobem rumo a Valico di Santa Cristina, a última montanha do dia, com Kamna isolado na frente. Valverde, Arensman, Carthy, Hirt estão a 44 segundos e o pelotão, liderado pela Bahrain, e onde está João Almeida, a 3 minutos. Faltam 12,5 quilómetros para a meta.
O espanhol Juan Pedro López (Trek), ex-camisola rosa, deixou o grupo dos favoritos.
Leonard Kamna (Bora) foge do grupo da frente e segue isolado na cabeça da corrida. Mas vem aí a subida ao Valico di Santa Cristina e vamos ver se o alemão tem pernas para se aguentar sozinho.
Bonificações do sprint no Teglio:
1.º Leonard Kamna, 3 segundos
2.º Alejandro Valverde, 2 segundos
3.º Thymen Aresnman, 1 segundo
Os favoritos, onde segue João Almeida, estão agora a 3.35 minutos do grupo da frente. Os ciclistas descem e prepraram-se para a última subida do dia, ao Valico di Santa Cristina, no topo do qual está uma contagem de 1.ª categoria.
Koen Bouwman deixa o primeiro grupo. Na frente seguem agora Wout Poels, Lennard Kamna, Hugh Carthy, Jan Hirt, Alejandro Valverde e Thymen Arensman
Os ciclistas sobem agora rumo Teglio, no topo do qual está um sprint intermédio. Não é uma subida categorizada, mas bem que podia ser. Faltam 33 quilómetros para o final. São 5,6 quilómetros com uma inclinação de 8%.
Neste momento, a classificação geral mantém-se igual. Carapaz lidera, João Almeida é 3.º.
Grupo da frente está prestes a começar a subida não categorizada que tem pico em Teglio. Entretanto, Pozzovivo está de volta ao grupo dos favoritos, onde ainda se encontra João Almeida.
Domenico Pozzovivo, after crashing on the descent from Mortirolo, is one minute behind the Maglia Rosa group.
@pozzovivod, dopo la caduta nella discesa dal Mortirolo, è a un minuto dal gruppo Maglia Rosa.#Giro
Os ciclistas encontram-se neste momento a cerca de 20 quilómetros de Teglio, onde vão protagonizar o segundo sprint do dia. Em Edolo, recorde-se que Koen Bouwman foi primeiro.
Faltam agora 50 quilómetros para o fim da etapa. Grupo dos favoritos à camisola rosa é cada vez maior e já conta com Richard Carapaz, Jhonatan Narváez, Pavel Sivakov, Vincenzo Nibali, Joe Dombrowski, Vadim Pronskiy, Mikel Landa, Pello Bilbao, Santiago Buitrago, Domen Novak, Emanuel Buchmann, Jai Hindley, Lucas Hamilton, Juan Pedro López, João Almeida e Davide Formolo. Este grupo leva desvantagem de 5:00 minutos para os da frente.
Nibali regressa ao grupo dos favoritos, que agora está a 4.24 dos primeiros.
Nibali e os homens da Astana aceleram no pelotão, mas João Almeida não os deixa fugir e segue com eles. São 12 ciclistas e o português é o único da UAE Team Emirates. Neste grupo estão Carapaz, Sivakov, Nibali, Dombrowski, Pronsiy, Landa, Bilbao, Buchmann, Hindley, Pozzovivo, Juan Pedro López e João Almeida.
Koen Bouwman soma os 40 pontos à passagem pelo Mortirolo, contagem de 1.ª categoria. Segue na liderança da montanha.
Estamos a menos de 4 quilómetros do cume do Mortirolo e temos 8 ciclistas na frente: Hamilton, Arensman, Valverde, Kamna, Poels, Carthy, Hirt e Bouwman. Ciccone segue a 35 segundos, à frente de outro quarteto, composto por Yates, Kelderman, Martin e Fortunato, a 1.05 minutos. O pelotão, onde se encontram João Almeida e o camisola rosa, está a 5.05 minutos.
Jan Hirt e Hugh Carty estão muito perto de se colarem aos da frente. O pelotão, entretanto, reduz a diferença para os líderes, que é agora de pouco mais de 5 minutos.
Giulio Ciccone luta por se manter no segundo grupo. O corredor italiano da Trek venceu a etapa de domingo.
No pelotão é a Astana, de Vincenzo Nibali, a impor o ritmo. Estamos numa das fases mais duras da corrida, com uma inclinação de 10 por cento.
São agora seis os ciclistas na frente: Wout Poels, Lennard Kamna, Koen Bouwman, Alejandro Valverde, Thymen e Chris Hamilton. O segundo grupo, entretanto, fragmentou-se.
A diferença entre o primeiro e o segundo grupo vai diminuindo, nesta altura é de 45 segundos. Para o pelotão já é de quase 5 minutos.
Dario Cataldo (Trek) deixa o primeiro grupo e espera pelo segundo, para 'rebocar' Giulio Ciccone. Começa a subida.
Koen Bouwman foi o primeiro à passagem pelo sprint intermédio em Edolo, somando os 12 pontos para a camisola dos pontos.
Are you ready? Mortirolo is coming!
Siete pronti? Arriva il Mortirolo!#Giro pic.twitter.com/Rbxs6g32WC
Nesta altura, com os primeiros classificados no pelotão, não há alterações na classificação geral do Giro.
1.º Ricard Carapaz, 63.09.34 horas
2.º Jai Hindley, a 7 segundos
3.º João Almeida, a 30 segundos
4.º Mikel Landa, a 59 segundos
5.º Domenico Pozzovivo, a 1.01 minutos.
Mas ainda faltam duas montanhas nesta etapa e muita coisa pode acontecer hoje.
O primeiro grupo 'parte-se' em dois, estão 8 ciclistas na frente (Wout Poels, Lennard Kamna, Lorenzo Rota, Koen Bouwman, Alejandro Valverde, Thymen Arensman, Chris Hamilton e Dario Cataldo), com 30 segundos de vantagem sobre os restantes.
Kelderman e Mattia Bais voltam ao grupo da frente. São agora 20 os ciclistas na cabeça da corrida. Estamos quase a meio da etapa.
Let's get into the Mortirolo mood.
1994, the year when both the Mortirolo and Pantani became legends. Merano-Aprica: the Pirate attacked along the slopes of the Mortirolo. He dropped Indurain, Bugno, Chiappucci and the Maglia Rosa Berzin, soloing over the top.#Giro pic.twitter.com/v4jvz9Kpd7
Are you on the roads of the Giro cheering on your favourite champions? Tell us where!
Siete sulle strade del Giro a tifare per i vostri beniamini? Diteci dove!#Giro pic.twitter.com/VDTkQZsv1g
Martin Guillaume é o ciclista mais bem colocado na geral entre os que estão no grupo da frente. O francês está a 8.02 minutos de Carapaz, o camisola rosa. Seguem-se Alejandro Valverde (9.06) e Jan Hirt (9.16).
Os da frente estão a entrar num vale, onde vão percorrer cerca de 35 quilómetros antes da subida ao Mortirolo. Pelo meio há um sprint intermédio em Edolo. São 18 os ciclistas no grupo, que têm 1 minuto sobre Kelderman e Bais e 2 minutos e meio para o pelotão.
Wilco Kelderman, que seguia no grupo da frente, sofre um furo e a roda é mudada. Para já o homem da Bora mantém a bicicleta, mas perde um minuto com este percalço.
Mattia Bais (Androni) sofreu uma queda na descida.
Os ciclistas já começaram a descer o Coletto di Cadino, a próxima montanha é o mítico Mortinolo. Os grupo da frente tem 2.21 minutos de vantagem para o pelotão. Estamos a 137 quilómetros da meta.
Classificação da montanha após a passagem por Coletto di Cadino, uma contagem de primeira categoria:
1.º Koen Bouwman, 127 pontos
2.º Giulio Ciccone, 98 pontos
3.º Diego Rosa, 92 pontos
4.º Jai Hindley, 62 pontos
5.º Richard Carapaz, 56 pontos
The fight for the Maglia Azzurra is in full swing!
Si accende la battaglia per la Maglia Azzurra!#Giro pic.twitter.com/0VEQLTgxON
Nans Peters, Christopher Juul-Jensen, Filippo Zana, Mattia Bais e Pascal Eenkhoorn perdem contacto com o grupo da frente.
Nans Peters e Christopher Juul-Jensen parecem estar em dificuldades para se manterem entre os da frente.
Natnael Tesfatsion (Androni) abandona a corrida.
No pelotão continua a Ineos na frente, a Bora e depois a UAE Emirates, de João Almeida. Estão todos a pouco mais de 1 minuto dos da frente. Continuamos a subir, esta escalada parece não ter fim à vista...
How will today's stage play out? Here is what the key riders have said before the start @JooAlmeida98 - @TeamEmiratesUAE
Come sarà la tappa di oggi? Le parole dei protagonisti prima della partenza @JooAlmeida98 - @TeamEmiratesUAE#Giro powered by @eolo_it pic.twitter.com/gG7QTd6bhy
Nans Peters (AG2R Citroën), Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix), Pascal Eeenkhoorn (Jumbo-Visma), Thomas De Gendt, Sylvain Moniquet (Lotto Soudal), Filippo Zana (Bardiani-CSF-Faizanè), Christopher Juul-Jensen, Simon Yates (BikeExchange-Jayco), Guillaume Martin (Cofidis), Natnael Tesfazion (Drone Hopper-ANdroni Giocattoli), Dario Cataldo, Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), Lennard Kämna, Wilco Kelderman (Bora-hansgrohe), Lorenzo Fortunato (Eolo-Kometa), Alejandro Valverde (Movistar), Thymen Arensman (Team DSM), Hugh Carthy (EF Education-Easy Post), Mauri Vansevenant (Quick-Step Alpha Vinyl), Jan Hirt, Lorenzo Rota (Intermarchè-Wanty-Gobert), Davide Formolo (UAE Team Emirates) e Wout Poels (Bahrain Victorious) são os homens que seguem na cabeça da corrida.
No pelotão a Ineos tenta controlar o desenrolar dos acontecimentos e coloca três ciclistas à frente, a escudar Richard Carapaz, o camisola rosa.
A group of riders with some big names is taking a slight lead ?? https://t.co/aT8ArGdZ12
Un gruppo di corridori con nomi importanti stanno prendendo un leggero vantaggio ?? https://t.co/fXV9eXe6s2#Giro pic.twitter.com/4KU1pqipPr
Van der Poel e Thomas de Gendt 'caem' do grupo da frente. Recordamos que os dois andaram na fuga no início da etapa.
São já 20 os ciclistas que seguem na cabeça da corrida, os últimos a juntarem-se foram Wilco Kelderman e Simon Yates. Continuam a subir rumo ao cume do Coletto di Catino.
Davide Formolo, da equipa de João Almeida, entra no segundo grupo, que está a 20 segundos dos da frente. Vamos ver se o italiano puxa o português...
A subida é implacável e os da frente são apanhados. Há agora um grupo de 15 ciclistas na frente, mas alguns da fuga original, como Mark Cavendish, começam a ficar para trás. O pelotão está muito alongado.
James Knox, Thymen Arensman, Giulio Ciccone e Dario Cataldo descolam do pelotão e estão a 20 segundos dos seis primeiros.
Mark Cavendish (QuickStep), Mathieu van der Poel (Alpecin), Thomas De Gendt (Lotto), Nans Peters (AG2R), Pascal Eenkhoorn (Jumbo) e Chris Juul-Jensen (BikeExchange) são os ciclistas em fuga. Têm nesta altura 1 minuto de vantagem para o pelotão, mas a estrada começa a empinar.
Já foram percorridos 12 quilómetros e os seis da frente têm 57 segundos de vantagem para o pelotão. Mas ainda não chegámos a primeira subida do dia...
Na cabeça da corrida, com Van der Poel, seguem agora Nans Peters, Pascal Eenkhoorn, Yhomas de Gendt, Mark Cavendish e Christopher Juul-Jensen. Todos quem entrar primeira subida do dia o mais à frente possível.
Mathieu Van Der Poel (Alpercin) arranca sozinho. Três ciclistas tentam apanhar o ciclista belga.
Estão 26 graus em Salò, mas os ciclistas vão enfrentar hoje temperaturas bem mais baixas, e até chuva, no topo das montanhas...
Giro d'Italia 2022
??Stage 1??6? | ?? Tappa 1??6?
Salò - Aprica (Sforzato Wine Stage)?????
202 km
? Start / Partenza 11.00 AM
Arrival / Arrivo ~ 5.15 PM
10.15 AM @RaiSport 10.50 AM @eurosport
Live: https://t.co/fXV9eXvHjA
Powered by @ENIT_italia#Giro pic.twitter.com/aiVQmRlgno
Os oito primeiros da geral, entre os quais João Almeida (Emirates), estão bem posicionados na luta pela camisola rosa, pertença do equatoriano Richard Carapaz (Ineos), mas quem vai decidir o vencedor será mesmo a alta montanha ou, eventualmente, o contrarrelógio do último dia (domingo), no caso das diferenças não serem significativas até lá. Carapaz, o mais experiente com o triunfo na edição do Giro’2019 e campeão olímpico em Tóquio’2020, sabe que um dos seus maiores rivais é mesmo o ciclista português, que se tem defendido com unhas e dentes quando a estrada empina.
Nothing is decided, and everything is still in play. Welcome to the 3rd decisive week of the Giro d’Italia!
Niente è deciso è tutto può succede. Benvenuti nella terza e decisiva settimana del Giro d’Italia!#Giro pic.twitter.com/38V1Wx5S8U
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam