Vencedor da Volta a Portugal de 2019 confessou em tribunal
Depois de Rui Vinhas ter assumido, em pleno tribunal, que recorreu a substâncias ilícitas para ter melhor rendimento desportivo, João Rodrigues foi também chamado a depor no processo 'Prova Limpa, que envolve a extinta equipa da W52-FC Porto, e acabou por adotar a mesma estratégia do antigo companheiro, confessando os atos de que está indiciado.
O vencedor da Volta a Portugal de 2019 assumiu ter utilizado químicos proibidos e, perante a insistência do procurador do Ministério Público, admitiu ter recorrido à transfusão de sangue, negando, no entanto, ter aplicado insulina humana. "Insulina, não, nunca consumi insulina", e reintrodução de sangue? "Sim", referiu o algarvio, mostrando-se desiludido pelo caminho que seguiu na carreira.
Relacionadas
"Estou bastante arrependido do que fiz, confesso os factos de que sou acusado", disse João Rodrigues, perante o juiz, explicando o que o levou a ter enveredado por esse caminho no período que se seguiu a essa conquista.
"Talvez tenha sido pelo facto de não ter ido lá para fora [estrangeiro]. Queria ter melhores resultados, ganhar competições para ter mais visibilidade. Depois da Covid-19 não rendi mais", assumiu João Rodrigues, revelando que ganhava um salário anual de 20 mil euros na W52-FC Porto, "quando lá fora se pode ganhar 120 mil euros anuais".
"Comecei a tomar substâncias ilícitas em 2021, antes nunca tinha tomado", acrescentou o ex-ciclista, admitindo que a sua carreira já acabou.
Tal como Rui Vinhas, também João Rodrigues revelou que Nuno Ribeiro tinha produtos à disposição no quarto para quem quisesse. "Fui ao quarto do Nuno buscar os produtos, estavam lá à nossa disposição, cheguei lá e tirei, já era habitual", referiu o antigo ciclista, explicando que também tinha conversas com o seu diretor desportivo: "Pedia a opinião ao Nuno (Ribeiro) sobre a quantidade que deveria meter ou não. Os produtos estavam no quarto dele e quem quisesse tirava."
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam