Primeiro-ministro deixou mensagem nas redes sociais
O primeiro-ministro considerou este domingo que o ciclista português João Almeida (UAE Emirates) demonstrou ser "mais um exemplo da raça lusitana e da garra portuguesa" com a vitória conseguida na Volta à Suíça.
"Parabéns, João Almeida pela vitória na Volta à Suíça em bicicleta! Extraordinária demonstração de capacidade de superação ao vencer o contrarrelógio de hoje e completar uma "remontada" espetacular. Mais um exemplo ao mais alto nível desportivo da raça lusitana e da garra portuguesa!", escreveu Luís Montenegro, na rede social X, após Almeida triunfar em solo helvético, anulando na última etapa a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
João Almeida, que ao longo da prova helvética fez um esforço enorme para anular os três minutos de atraso que somou na primeira etapa, foi hoje o mais rápido no contrarelógio em subida de 10 quilómetros, entre Beckenried e Stockhütte, que cumpriu em 27.33 minutos.
O austríaco Félix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) fez o segundo melhor tempo, a 25 segundos de João Almeida, o britânico Oscar Onley (Team Picnic PostNL) o terceiro, a 1.12 minutos, e Kevin Vauquelin quarto, a 1.40, perdendo a amarela.
O ciclista português terminou a Volta à Suíça em 29:29.01 horas, com uma vantagem de 1.01 minutos sobre o francês Kévin Vauquelin e 1.58 sobre o britânico Oscar Onley.
João Almeida, que em 2024 foi segundo, junta a Volta à Suíça aos triunfos na Volta à Romandia e ao País Basco e passa a integrar um grupo restrito de ciclistas que conseguiu três vitórias na mesma época em provas de uma semana do World Tour.
Português da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua em evidência
Dinamarquês chega ao dia de descanso com 48 segundos sobre o português
Ciclista argentino venceu quatro das nove tiradas da competição
Britânico fez a última corrida da carreira aos 39 anos; Afonso Eulálio foi 6.º classificado
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano