Ciclista da Trek-Segafredo não esquece mecânico português recentemente falecido
O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu esta quarta-feira a primeira etapa da Étoile de Bessèges, cuja 52.ª edição está na estrada até domingo.
O dinamarquês, de 26 anos, lidera agora a prova, depois de concluir os 160 quilómetros com partida e chegada em Bellegarde em 3:32.47 horas, um segundo à frente dos mais próximos perseguidores, com o francês Hugo Hofstetter (Arkéa Samsic) em segundo e o norueguês Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies) em terceiro.
Na geral, Pedersen tem agora cinco segundos de vantagem sobre Hofstetter e sete sobre Hagen, após um dia em que o único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), foi 141.º, a 10.34 minutos do vencedor.
O dinamarquês dedicou o triunfo ao mecânico português José Eduardo Santos, conhecido por 'Pepinho', que morreu em 26 de janeiro após anos a servir a formação norte-americana.
"É bom começar a temporada assim, e especialmente dar ao 'Pepinho' uma vitória, porque ele teria amado estar aqui connosco. Vencemos por ele, toda a equipa venceu por ele", explicou o ciclista, citado pela Trek-Segafredo.
José Eduardo Santos morreu aos 55 anos, vítima de ataque cardíaco, anunciou em 26 de janeiro a equipa norte-americana, na qual trabalhava desde 2011.
O técnico foi lembrado pela equipa como tendo tido "uma longa e bem sucedida carreira em algumas das mais importantes equipas da história do ciclismo" e como "um membro muito bem cotado da comunidade velocipédica", cuja "calma presença" deixará "profundas saudades".
"Mostrámos-lhe que estamos a lutar por ele e, com sorte, ele estará a olhar por nós", disse Pedersen.
Além da Trek, 'Pepinho' trabalhou também na Astana e na Radioshack, onde coincidiu com vários ciclistas e profissionais lusos.
Na quinta-feira, a segunda etapa da Étoile de Bessèges liga Saint-Christol-les-Alès a Rousson em 156 quilómetros, num dia com uma rampa até à meta depois de duas subidas categorizadas ao longo do traçado.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam