Ciclista de 24 anos somava apenas uma vitória na carreira
Magdeleine Vallieres sagrou-se este sábado campeã mundial de fundo, após ter surpreendido as favoritas nos Mundiais de estrada de Kigali, tornando-se a primeira canadiana a vestir a camisola arco-íris.
As principais candidatas ao ouro, entre as quais a francesa Pauline Ferrand-Prévot e a holandesa Demi Vollering, subvalorizaram os ataques de outras ciclistas e deixaram um grupo distanciar-se na penúltima volta ao circuito de Kigali, a mais de 30 quilómetros da meta.
Presente no grupo da dianteira, Magdeleine Vallieres, que até este dia contava com apenas um triunfo no currículo, isolou-se a pouco mais de três quilómetros do risco e não mais foi alcançada, conquistando o ouro ao cumprir os 164,6 quilómetros da prova de fundo em 4:34.48 horas.
Vinte e três segundos depois da canadiana de 24 anos chegou a neozelandesa Niamh Fisher-Black, que ficou com a prata, com a veterana espanhola Mavi García, de 41 anos, a ser terceira, a 27 segundos.
Vencedora da Volta a França feminina, a campeã olímpica de 'cross country' (XCO) Pauline Ferrand-Prévot, que conquistou a camisola arco-íris na estrada em 2014, foi 'apenas' 16.ª, atrás da consagrada italiana Elisa Longo Borghini. Melhor ficou Demi Vollering, sétima a 01.34 minutos da vencedora.
O excesso de calculismo das favoritas provocou uma verdadeira surpresa na prova de fundo feminina, com Magdeleine Vallieres a ver recompensada a sua audácia e a suceder no palmarés à belga Lotte Kopecky, a vencedora das últimas duas edições que não esteve presente por estar a recuperar de uma fratura vertebral.
Numa jornada exclusivamente dedicada às mulheres, a espanhola Paula Ostiz sagrou-se campeã mundial junior aos 18 anos, ao completar os 78 quilómetros da prova de fundo em 2:09.19 horas.
Ostiz bateu a italiana Chantal Pegolo e a suíça Anja Grossmann, respetivamente segunda e terceira com o mesmo tempo da nova camisola arco-íris.
Os Mundiais de Kigali terminam este domingo, com a prova 'rainha' destes campeonatos, em que o esloveno Tadej Pogacar vai procurar revalidar o título de campeão mundial masculino de fundo num traçado de 267,5 quilómetros e 5.475 metros de desnível acumulado.
Portugal estará representado por Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Emirates), e Tiago Antunes (Efapel).
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam