Francesco De Bonis foi suspenso dois anos por doping, sendo o primeiro ciclista sancionado a partir de anomalias registadas no passaporte biológico, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).
O italiano, de 28 anos, é um dos cinco corredores que foram acusados por dopagem em junho de 2009, na primeira ocasião em que foi utilizada a nova arma de dissuasão, o passaporte biológico.
A condenação, de dois anos de suspensão e 13.000 euros de multa, partiu do tribunal nacional antidopagem do Comité Olímpico Italiano, depois de a UCI ter delegado à federação transalpina a responsabilidade de abrir o processo. De Bonis já estava suspenso pela formação Diquigiovanni há um ano.
"A UCI tem de sublinhar a importância histórica deste primeiro julgamento concluído na sequência do programa do passaporte biológico", frisa a organização em comunicado.
Desde a sua introdução oficial no ciclismo em 2008, oito corredores foram seguidos. Mais de uma dezena, cujo perfil foi considerado suspeito, foram depois confirmados em controlos antidoping clássicos. Um desses foi o espanhol Antonio Colom, cujo processo foi enviado pela UCI para a Real Federação Espanhola de Ciclismo a 08 de junho, tendo sido anunciada hoje a sua suspensão, também por dois anos, juntamente com uma pena de multa de 46.958 euros.
O passaporte biológico deteta o doping através da observação dos seus efeitos no organismo e particularmente sobre as variações dos valores sanguíneos, contrariamente aos testes clássicos, que procuram vestígios de substâncias proibidas no sangue ou na urina.
Em causa o facto de Victor Campenaerts estar na fuga, que obrigou a resposta
Momento curioso na subida final da etapa 14
Ciclista da Technosylva Maglia Bembibre ganhou em Viana do Castelo
Equipa anunciou medida e justificou-a pela segurança de todos
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense