Cerimónia que premiou sem surpresas o esloveno decorreu em Paris
Sem surpresa alguma, Tadej Pogacar venceu esta noite o Velo d'Or, troféu atribuído pela revista francesa da especialidade, 'Velo Magazine' e que se assemelha em tudo ao que é entregue no futebol, a Bola de Ouro. Em femininos, foi distinguida a francesa Pauline Ferrand-Prévot (Visma).
O ciclista da Emirates, recorde-se, venceu o Tour pela quarta vez, sagrando-se ainda campeão da Europa e do Mundo, além de somar outras importantes vitórias.
E pelo facto de o seu domínio ter sido transversal, ou seja, em provas por etapas e corrida de um dia, o esloveno foi também premiado como o Troféu Eddy Merckx, que distingue precisamente quem se destaca nas provas de um dia. Em femininos, a distinção coube à holandesa Lorena Wiebes
Como melhor equipa, e igualmente como seria expectável, a UAE Emirates foi a vencedora, após uma temporada em que bateu o recorde de triunfos.
E coube a João Almeida subir ao palco para falar sobre a equipa, na ausência de Tadej Poacar. "Somos uma família, é uma honra fazer parte desta equipa. Tentamos fazer o melhor sempre. Vou continuar a trabalhar para mais. Quero ganhar mais corridas, apesar do nível cada vez mais alto. Esse é o meu objetivo", disse o ciclista português, que fazia parte também da lista dos finalistas a candidato ao 'Velo d'Or'.
Em Paris, onde decorreu a cerimónia, João Almeida fez-se acompanhar da namorada Rita e no final em declarações a Record disse: "Foi uma boa experiência estar aqui presente pela primeira vez. Estava nomeado, foi bom estar aqui para estes prémios de relevo no ciclismo", disse, para depois falar sobre o rei da noite.
"Tadej é exemplar, talvez o melhor de sempre e vencedor claro destes prémios. Fez uma época incrível, mais uma, e ganhou quase tudo. É complicado ganhar os dois troféus, mas ele é bom em qualquer terreno. A Volta a França tem muito peso na votação do 'Vélo d'Or', e no Troféu Eddy Merckx são as clássicas, mas ele também venceu monumentos, então acaba por ser normal".
Já Kévin Vauquelin e Pauline Ferrand-Prévot foram eleitos os melhores ciclistas franceses.
A cerimónia homenageou ainda os ciclistas que este ano decidiram encerrar a carreira, entre eles o português Rui Costa.
Refira-se que Record é o único órgão de comunicação social português que participa na votação dos melhores do ano.
Cerimónia que premiou sem surpresas o esloveno decorreu em Paris
Processo 'Prova Limpa' envolve 26 arguidos
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Campeão mundial deixa mensagem ao selecionador nacional que se reformou após quase 25 anos no cargo
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom