Corrida de elites disputa-se este domingo
Grande expectativa em redor da corrida de fundo de elites dos Mundiais do Ruanda, que se corre este domingo. A prova apresenta-se exigente, na distância de 267, km a percorrer nos arredores da capital.
Haverá uma volta maior, onde se situa a subida mais exigente, para depois passar a um circuito final a percorrer por seis vezes.
Portugal far-se-á representar por um quarteto, onde os grandes ausentes são João Almeida (Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar), ambos escalados para os Europeus, no início de outubro, em França.
No Ruanda, correrão Ivo Oliveira e António Morgado (Emirates), Afonso Eulálio (Bahrain) e 'vindo' de Portugal, Tiago Antunes (Efapel).
Para o selecionador nacional, todos terão capacidades para enfrentar as dificuldades.
“O Ivo é um corredor experiente, habituado a grandes voltas e clássicas, com facilidade na colocação, algo que será fundamental neste circuito técnico e exigente. O Morgado vem de bons resultados nas clássicas e já mostrou qualidade nos Mundiais de juniores e sub-23, por isso acreditamos que esta corrida lhe assenta bem. O Eulálio ganhou maturidade depois de ter feito corridas como o Giro e as clássicas do Canadá e chega em melhor forma do que no ano passado. O Tiago fez uma excelente Volta a Portugal e já mostrou qualidade em corridas internacionais importantes pelas seleções jovens”, disse José Poeira, em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Sobre o traçado, coube a Ivo Oliveira fazer a análise. "É bastante mais rápido do que se pensa. No circuito pequeno há duas subidas inclinadas, mas curtas. Onde a corrida pode realmente decidir-se será na volta maior, com uma subida em três fases que chega aos 15/16%. Logo a seguir surge uma outra subida dura em paralelo, onde a corrida pode esticar e nunca mais parar”, explicou o ciclista da Emirates.
A corrida tem início às 8h45.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam