A formação britânica salientou que o resultado não significa que Froome tenha violando as regras
A Sky já reagiu ao controlo antoping positivo de Froome. Segundo a equipa, "as análises indicam a presença de salbutamol a uma concentração de 2.000 nanogramas por mililitro", o dobro do autorizado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).
"A UCI informou Chris que uma análise à urina realizada em 7 de setembro de 2017, após a 18.º etapa da Vuelta [Froome liderou a corrida a partir da terceira tirada], revelou uma concentração de salbutamol acima do limite, exigindo informações que confirmassem que não inalou mais do que a dose permitida", acrescentou a Sky.
Relacionadas
A formação britânica salientou que o resultado não significa que Froome tenha violando as regras antidopagem e o responsável pela equipa, Dave Brailsford, sublinhou "ter a maior confiança que Chris seguiu orientação médica no tratamento dos sintomas da asma, permanecendo dentro das doses permitidas de salbutamol", até porque nenhuma das outras 20 análises "necessitaram de qualquer esclarecimento".
O organismo acrescenta que atendendo à substância em causa o corredor não incorre numa suspensão provisória obrigatória. Salbutamol é utilizado para tratar doenças como asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica, podendo também ser usado como doping para melhorar a resistência.
O tetracampeão do Tour, de 32 anos, venceu pela primeira vez a Volta a Espanha, depois de dois segundos lugares, em 2011 e 2014, à frente do italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), segundo classificado, e do russo Ilnur Zakarin (Katusha Alpecin), terceiro.
Froome, que pode perder o título da corrida espanhola e arrisca uma suspensão, anunciou recentemente a vontade de disputar a edição de 2018 da Volta a Itália, para conquistar uma terceira 'Grande Volta' seguida.
Portugal foi campeão olímpico da disciplina
Campeão acabou por ser o italiano Elia Viviani
Português esteve aquém do que era esperado na prova onde foi prata em Paris'2024
Portugueses foram eliminados nas qualificações do quilómetro e da perseguição individual, respetivamente
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS