Tim Merlier venceu a última etapa na chegada a Roma
Após três semanas de total dominância, Tadej Pogacar (Emirates) foi este domingo consagrado vencedor do Giro’2024. A última etapa, com chegada a Roma, foi ganha pelo belga Tim Merlier (Soudal).
Pogacar fecha a sua primeira participação na prova italiana, após três semanas de completo domínio, com 9.56 minutos de vantagem sobre Daniel Martinez (Bora) e 10.24 sobre Geraint Thomas (Ineos). Não se registavam discrepâncias tão grandes desde 1965, quando Vittorio Adorni terminou as três semanas com 11. 26 minutos de diferença para o segundo.
O ciclista da Emirates também entrou para os livros da história ao vencer seis etapas numa única edição do giro, cinco delas enquanto camisola rosa, igualando a marca de Eddy Merckx, em 1973.
O esloveno conquista assim a sua terceira Grande Volta aos 25 anos, depois de ter bisado no Tour (2020 e 2021) e visa agora entrar para o lote restrito de ciclistas que conquistaram o Giro e o Tour no mesmo ano, feito pela última vez conquistado por Marco Pantani, em 1998.
Na derradeira etapa, de consagração e festejo para o camisola rosa e a sua equipa - onde contou com o português Rui Oliveira como fiel escudeiro durante as 21 tiradas - foi Tim Merlier (Soudal) o primeiro a cruzar a meta, numa chegada ao sprint onde voltou a bater Jonathan Milan (Lidl - Trek).
Por: R.B.
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam