Tadej Pogacar coroado vencedor do Giro’2024

Tim Merlier venceu a última etapa na chegada a Roma

Após três semanas de total dominância, Tadej Pogacar (Emirates) foi este domingo consagrado vencedor do Giro’2024. A última etapa, com chegada a Roma, foi ganha pelo belga Tim Merlier (Soudal).

Pogacar fecha a sua primeira participação na prova italiana, após três semanas de completo domínio, com 9.56 minutos de vantagem sobre Daniel Martinez (Bora) e 10.24 sobre Geraint Thomas (Ineos). Não se registavam discrepâncias tão grandes desde 1965, quando Vittorio Adorni terminou as três semanas com 11. 26 minutos de diferença para o segundo.

O ciclista da Emirates também entrou para os livros da história ao vencer seis etapas numa única edição do giro, cinco delas enquanto camisola rosa, igualando a marca de Eddy Merckx, em 1973.

O esloveno conquista assim a sua terceira Grande Volta aos 25 anos, depois de ter bisado no Tour (2020 e 2021) e visa agora entrar para o lote restrito de ciclistas que conquistaram o Giro e o Tour no mesmo ano, feito pela última vez conquistado por Marco Pantani, em 1998.

Na derradeira etapa, de consagração e festejo para o camisola rosa e a sua equipa - onde contou com o português Rui Oliveira como fiel escudeiro durante as 21 tiradas - foi Tim Merlier (Soudal) o primeiro a cruzar a meta, numa chegada ao sprint onde voltou a bater Jonathan Milan (Lidl - Trek).

Por: R.B.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas