Tour: McEwen vence ao "sprint"

O australiano Robbie McEwen (Lotto) conseguiu hoje a sua segunda vitória na edição de 2004 da Volta a França, numa nona etapa marcada por uma longa fuga, que foi anulada pelo pelotão à entrada dos 50 metros finais.

O espanhol Inigo Landaluze (Euskaltel) e o italiano Filippo Simeoni (Domina Vacanze) pedalaram sozinhos cerca de 125 quilómetros, atingindo mais de 10 minutos de vantagem, a cerca de 60 quilómetros da chegada.

Até este momento a perseguição estava a ser feita pela La Boulangere, equipa do camisola amarela, o francês Thomas Voeckler, que manteve a liderança. Contudo, as formações dos "sprinters" pegaram na corrida e "levaram" McEwen a uma dramática vitória.

Num "sprint" muito disputado, McEwen, que conseguiu a sua quinto triunfo no Tour, o segundo em 2004, bateu sobre a linha de meta o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole) e o seu compatriota Stuart O'Grady (Cofidis).

No entanto, o australiano não pôde festejar de imediato o triunfo naquela que foi a mais curta etapa da prova gaulesa, pois apenas o "photo-finish" definiu quem tinha sido o vencedor da última etapa antes da primeira aparição da montanha.

Com o terceiro lugar na etapa, Stuart O'Grady conseguiu reduzir ligeiramente a diferença que o separa do líder da classificação geral, ocupando o segundo lugar, a 2.53 minutos do jovem campeão francês.

Na terceira posição surge o francês Sandy Casar (Fdjeux.com), a 4.06 minutos de Voeckler, seguido do sueco Magnus Backsted (Alessio), a 6.27, e do dinamarquês Jakob Piil (CSC), a 7.09.

Azevedo continua em oitavo

Relativamente aos principais favoritos, o norte-americano Lance Armstrong (US Postal), quíntuplo vencedor do Tour, ocupa a sexta posição a 9.35 minutos do líder, com 36 segundos de vantagem sobre o seu compatriota Tyler Hamilton (11º), da Phonak, e 55 sobre Jan Ullrich (20º), da T-Mobile.

O português José Azevedo (US Postal) manteve a oitava posição da geral, a 9.57 do líder, depois de terminar a nona etapa na 65ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

O estónio Jan Kirsipuu (AG2R), vencedor da primeira etapa, voltou, pela 11ª vez consecutiva, a não completar uma Volta a França, depois de abandonar a prova à passagem dos 30 quilómetros, "melhorando" o seu recorde de desistências na prova gaulesa.

A 10ª etapa, a mais longa desta edição do Tour (237 quilómetros), que ligará Limoges a Saint-Flour, na zona dos Pirinéus, marcará as primeiras grandes dificuldades da prova, com os ciclistas a terem de passar por nove contagens de montanha (uma de primeira categoria, duas de segunda, cinco de terceira e uma de quarta).

A grande dificuldade do dia será a subida ao alto de Pas de Peyrol (primeira categoria), ao quilómetro 173,5, uma escalada de 5,5 quilómetros, numa inclinação média de oito por cento, enquanto o último obstáculo estará instalado ao quilómetro 205,5, numa subida de segunda categoria ao Alto de Prat de Bouc (8,2 km, 6 por cento de inclinação).

Thomas Voeckler, juntamente com a sua equipa, terá grande dificuldades para manter a camisola amarela, numa tirada em que se prevêem os primeiros ataques dos favoritos.

Controlos sanguíneos

Os médicos da União Ciclista Internacional (UCI) efectuaram hoje controlos sanguíneos a 33 ciclistas que participam no Tour, mas não detectaram quaisquer irregularidades.

O controlo foi realizado entre as 7:30 e as 8:30 locais (uma hora menos em Lisboa) e envolveu corredores das equipas AG2R, Quick Step, US Postal e CSC.

Depois de analisadas as amostras recolhidas, os 33 ciclistas foram autorizados a partir para a nona etapa.

Classificações

Etapa:

1. Robbie McEwen, Aus (Lotto), 3:32.55 horas.

2. Thor Hushovd, Nor (Crédit Agricole), m.t.

3. Stuart O'Grady, Aus (Cofidis), m.t.

4. Jérôme Pineau, Fra (La Boulangere), m.t.

5. Erik Zabel, Ale (T-Mobile), m.t.

6. Janek Tombak, Est (Cofidis), m.t.

7. Tom Boonen, Bel (Quick Step), m.t.

8. Danilo Hondo, Ale (Gerolsteiner), m.t.

9. Sergio Marinangeli, Ita (Domina Vacanze), m.t.

10. Inigo Landaluze, Esp (Euskaltel), m.t.

Geral

1. Thomas Voeckler, Fra (La Boulangere), 36:36.31 horas.

2. Stuart O'Grady, Aus (Cofidis), a 2.53 minutos.

3. Sandy Casar, Fra (Fdjeux.com), a 4.06.

4. Magnus Backstedt, Sue (Alessio), a 6.27.

5. Jakob Piil, Din (CSC), a 7.09.

6. Lance Armstrong, EUA (US Postal), a 9.35.

7. George Hincapie, EUA (US Postal), a 9.45.

8. José Azevedo, Por (US Postal), a 9.57.

9. José Enrique Gutierrez, Esp (Phonak), a 10.02.

10. Erik Zabel, Ale (T-Mobile), a 10.06.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas