17:07 - CLASSIFICAÇÃO GERAL DA VOLTA:
1º David Plaza - Benfica
2º Vítor Gamito - Porta da Ravessa - a 9 seg
3º Melchor Mauri - Benfica - a 16 seg
4º Fabio Malberti - Riso Scotti - a 2:44 min
5º Cândido Barbosa - Banesto - a 3:13 min
6º Rui Lavarinhas - Maia/Cin - a 3:26 min
7º Joaquim Sampaio - Porta da Ravessa - a 4:22 min
8º José Azevedo - Maia/Cin - a 4:29 min
9º Delmino Pereira - Recer-Boavista - a 5:29 min
10º Bruno Castanheira - La Pecol - a 5:37 min
16:58 - ENTREGA DAS CAMISOLAS:
CAMISOLA AMARELA: David Plaza (Benfica)
CAMISOLA AZUL: Pedro Cardoso (Maia/Cin)
CAMISOLA VERDE: Cândido Barbosa (Banesto)
CAMISOLA LARANJA: Bruno Castanheira (LA Pecol)
DECLARAÇÕES NO FINAL DA ETAPA:
DAVID PLAZA (Benfica): "É a vitória mais importante da minha carreira. Fiquei muito contente e agora vou disfrutar desta alegria. As minhas ambições agora vão subindo pouco a pouco. Espero vencer uma etapa na Volta a Espanha."
ROMANS VAINSTEINS (Vini Caldirola): "Não é uma vitória no Giro mas não deixa de ser importante para mim o sucesso nesta etapa".
JOAQUIM GOMES (LA Pecol): "Penso que poderia ter resolvido a Volta noutra etapa. O Vítor Gamito perdeu porque deixou tudo para a última hora. Devia ter atacado na montanha, não o fez, e depois perdeu no contra-relógio, perto do fim da Volta".
MELCHOR MAURI (Benfica): "O David Plaza foi um justo vencedor. Houve muita igualdade nesta prova e qualquer um dos três primeiros poderia ter ganho a Volta. O meu azar foi no primeiro contra-relógio, onde perdi logo algum tempo."
ANTÓNIO BRÁS (director desportivo do Benfica): "Estou muito feliz por termos conseguido a dobradinha. Dou os parabéns a José Manuel Antunes e a toda a massa associativa benfiquista."
CÂNDIDO BARBOSA (Banesto): "Faço um balanço bastante positivo desta Volta. Não esperava chegar ao quinto lugar da geral. Surpreendi-me a mim mesmo na montanha e em toda a Volta na globalidade."
VÍTOR GAMITO (Porta da Ravessa): "Estou de consciência tranquila pois dei tudo para conseguir a camisola-amarela. Em todas as etapas tentei o meu melhor, mas o David Plaza esteve muito forte durante toda a prova".
10 PRIMEIROS CLASSIFICADOS DA 14ª ETAPA:
1º Romans Vainsteins (Vini Caldirola), 03:11:31 horas
2º Oscar Cavagnis (Cantina Tollo), mt
3º Cândido Barbosa (Banesto), mt
4º Giuseppe Di Fresco (Selle Italia), mt
5º Pedro Soeiro (Recer-Boavista), mt
6º Igor Flores (Euskatel-Euskadi, mt
7º Cesary Zamana (MROZ), mt
8º Juan Guillamon (Gresco-Tavira), mt
9º Matteo Frutti (Lampre), mt
10º Vicente Elvira (Matesica-Aboboda), mt
16:19 - Vainsteins vence
Romans Vainsteins (Vini Caldirola) ganha a 14ª etapa e última da Volta. O ciclista da Letónia bateu ao sprint Oscar Cavagnis (Cantina Tollo) e Cândido Barbosa (Banesto) na extensa recta de Matosinhos.
16:18 - Último quilómetro
O pelotão compacto entra no derradeiro quilómetro desta Volta. O sprint promete ser espectacular dado o entusiasmo que se vive em Matosinhos.
16:15 - Pelotão compacto
O pelotão rola compacto a um ritmo elevado. Aproxima-se a meta de chegada e as equipas estão a preparar o sprint, numa recta que além de ser muito grande (1000 metros) é também bastante larga.
16:08 - Queda sem gravidade
Dois ciclistas -- Velario Tebaldi (Mobilvetta) e outro da Recer-Boavista -- sofrem uma queda a poucos quilómetros da chegada, mas ambos se levantam prontamente e seguem na cauda do pelotão.
16:06 - Milhares de pessoas esperam
Cerca de 30 mil pessoas aguardam, à beira da avenida, a chegada dos ciclistas à meta em Matosinhos.
16:00 - Dez quilómetros para a chegada
O pelotão entrou nos últimos dez quilómetros desta edição da Volta. O derradeiro quilómetro é uma recta de 1000 metros, ideal para o sprint, instalada no centro de Matosinhos.
15:50 - Ataque de Nélson Vitorino
O ciclista Nélson Vitorino (Gresco/Tavira) consegue ficar isolado durante alguns metros, mas o pelotão reage, acelera o ritmo e anula a tentativa de fuga do corredor.
15:47 - Fuga anulada
O pelotão comandado pela LA Pecol consegue alcançar o fugitivo Pedro Martins. A Recer-Boavista junta-se à LA Pecol na frente do pelotão compacto.
15:45 - LA Pecol na frente do pelotão
A equipa da LA Pecol coloca-se na cabeça do pelotão e começa a impor um ritmo mais elevado à corrida, até agora pautada pela falta de competitividade.
15:40 - Vantagem aumenta
Pedro Martins consegue alcançar um avanço de 2,14 minutos sobre o pelotão que esboça agora uma reacção mais forte para anular a fuga do corredor da Gresco/Tavira.
15:37 - Fuga de Pedro Martins
O ciclista Pedro Martins (Gresco/Tavira) isola-se do pelotão.
15:35 - KM 97,4 - 3º Sprint Especial
Atanas Petrov (Gresco/Tavira) vence o terceiro e último sprint especial da Volta, passando com 13 segundos de avanço sobre o pelotão. Pedro Lopes (LA Pecol) e o vencedor antecipado dos Sprints Especiais, Nélson Vitorino (Gresco/Tavira) surgem nas posições imediatas.
15:30 - 83 KM - Chegada ao Porto
O pelotão atravessa o rio Douro pelo tabuleiro inferior da Ponte Luís I, de Gaia para o Porto. Faltam 30 km para o final da última etapa da Volta e os corredores rolam descontraidamente todos juntos. Ao quilómetro 97,4 está instalado o terceiro e último sprint especial da 14ª etapa.
15:10 - 66 KM - Segunda hora da etapa
Os corredores prosseguem em ritmo de passeio, cumprindo 66 km em duas horas, à média de 33 km/h. Nélson Vitorino já tem garantida a vitória final nos sprints especiais, tendo Sérgio Rodrigues (Gresco/Tavira) ascendido ao segundo lugar, depois do primeiro e segundo postos que obteve nos dois sprints já efectuados.
14:55 - KM 63,5 - 2º Sprint especial
O ciclista Pedro Lopes (LA Pecol) passa em primeiro lugar no segundo sprint especial, em Espinho. Sérgio Rodrigues (Gresco/Tavira) e Carlos Pinho (Paredes/Ecop) surgem logo atrás.
14:30 - 45,6 KM - 1º Sprint especial
A única escaramuça no pelotão até esta altura acontece devido ao sprint especial localizado em Ovar. Sérgio Rodrigues (Gresco/Tavira) é o primeiro a passar, seguido pelo seu companheiro de equipa Hélder Lopes e pelo líder da Montanha, Pedro Cardoso (Maia/Cin).
14:10 - 32 KM - Ritmo muito lento
Os corredores estão a rolar com muita descontracção e sem interesse competitivo. A média da etapa de hoje (domingo), de 30 km/hora, contrasta com a média feita no contra-relógio de sábado, que ultrapassou os 50 km/h. Uma nota de relevo para o anúncio de que todos os testes anti-doping, realizados até sexta-feira, terem registado resultados negativos.
14:00 - 30 KM - Primeira hora de corrida
O pelotão continua compacto e a rolar tranquilamente quando atinge a primeira hora da corrida. Só mesmo um grande azar retiraria a liderança da Volta ao ciclista espanhol, David Plaza, e ao Benfica. Também o director da Porta da Ravessa, Orlando Alexandre, anunciou que a sua equipa não iria desferir nenhum atacar e deu os parabéns ao Benfica.
13:55 - Aproxima-se o 1º sprint especial
O pelotão está próximo de Ovar, onde está instalado o primeiro dos três sprints especiais que compõem a etapa, ao quilómetro 45,6. O ritmo é calmo, como é habitual nas últimas tiradas, tradicionalmente destinadas à consagração do camisola-amarela. David Plaza e o Benfica não podem, no entanto, distrair-se com a multidão que acompanha os 121 quilómetros do percurso até Matosinhos.
13:30 - Pelotão rola compacto
Os corredores estão a cumprir a última etapa em ambiente festivo. Muitos envergam lenços e bandeiras nas bicicletas e na cabeça. Esta tirada apresenta três sprints especiais -- que poderiam ser bem interessantes dada a escassa vantagem de nove segundos de Plaza sobre Gamito --. No entanto, o ciclista da Porta da Ravessa já afirmou que não iria atacar nesta derradeira etapa da Volta.
13:00 - Partida para a última etapa
96 ciclistas partem da cidade de Águeda com destino a Matosinhos para a derradeira etapa da 61ª edição da Volta. Registaram-se, até ao momento, 75 desistências no pelotão.
OS LÍDERES E AS CAMISOLAS:
CAMISOLA AMARELA: David Plaza - Benfica
CAMISOLA AZUL: Pedro Cardoso - Maia/Cin
CAMISOLA VERDE: Cândido barbosa - Banesto
CAMISOLA LARANJA: Bruno Castanheira - LA Pecol
CLASSIFICAÇÃ0 À PARTIDA PARA A 14ª ETAPA:
1º David Plaza - Benfica/Winterthur 50:24:58 h
2º Vítor Gamito - Porta da Ravessa/Milaneza a 00:00:09 seg
3º Melchor Mauri - Benfica/Winterthur a 00:00:16 seg
4º Fabio Malberti - Riso Scotti a 00:02:44 min
5º Cândido Barbosa - Banesto a 00:03:23 min
6º Rui Lavarinhas - Maia/Cin a 00:03:26 min
7º Joaquim Sampaio - Porta da Ravessa/Milaneza a 00:04:22 min
8º José Azevedo - Maia/Cin a 00:04:29 min
9º Delmino Pereira - Recer/Boavista a 00:05:29 min
10º Bruno Castanheira - LA Pecol/Alpiarça a 00:05:37 min
NUNO COUTO
Portugueses foram eliminados nas qualificações do quilómetro e da perseguição individual, respetivamente
Antigo ciclista britânico escreveu uma autobiografia
Gabriel Mendes explica o que sucedeu na prova do português, que inicialmente foi dado como 6.º classificado
Prova disputada em Santiago do Chile
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados