Prémio merecido
Damiano Caruso arriscou, atacou a cerca de 50 quilómetros da meta e foi recompensado. Um corredor que chegou a este Giro como o número 3 da Bahrain (atrás de Bilbao e do líder Landa) sai com uma vitória de etapa - apenas a terceira da carreira e a primeira no World Tour - e tem o segundo lugar da geral praticamente garantido.
O primeiro parece estar entregue a Egan Bernal que hoje só perdeu tempo para o italiano. Mesmo assum, leva uma vantagem confortável para o contrarrelógio final, especialidade na qual o colombiano é mais forte do que os restantes oponentes. Para além disso, depois do dia menos bom de quarta-feira, o camisola rosa está novamente a viver um bom momento.
No terceiro lugar à entrada do último dia está Simon Yates, que foi a figura desta última semana a par de João Almeida. O português voltou a chegar entre os melhores - foi quinto - depois de uma subida final em que descolou a 6 quilómetros da meta, mas lutou e consegui colar e eliminar todos menos Bernal e Martínez e Bardet e Caruso que estavam mais para a frente.
O português continua no oitavo posto, ganhou tempo a Hugh Carthy e Vlasov, mas perdeu para Daniel Martínez e Romain Bardet. Contudo, o quarto lugar da geral está a 1:43 minutos de distância e todos sabemos da qualidade do português nesta especialidade.
Só falta uma etapa e é aí que tudo se vai decidir. A luta pela geral vai ser uma e a luta pela etapa será há outra, só mesmo João Almeida é que se poderá intrometer. Contudo, a nossa última aposta deste Giro vai para o campeão do Mundo, Filippo Ganna.
Por hoje é tudo, até amanhã!
