Dia de glória para o ciclismo nacional na Volta a Itália
Classificação geral
1.º João Almeida (Portugal), Deceuninck-Quickstep, 35:35.50 horas
Relacionadas
2.º Wilco Kelderman (Holanda), Team Sunweb, a 30 segundos
3.º Pello Bilbao (Espanha), Bahrain McLaren, a 39 segundos
4.º Domenico Pozzovivo (Itália), NTT Pro Cycling, a 53 segundos
5.º Vincenzo Nibali (Itália), Trek-Segafredo, 57 segundos
6.º Jakob Fuglsang (Dinamarca), Astana Pro Team, a 1.01 minutos
7.º Harm Vanhoucke (Bélgica), Lotto Soudal, a 1.02 minutos
8.º Patrick Konrad (Áustria), Bora-Hansgrohe, a 1.11 minutos
9.º Jai Hindley (Austrália), Team Sunweb, a 1.15 minutos
10.º Rafal Majka (Polónia), Bora-Hansgrohe a 1.17 minutos
Classificação da etapa
1.º Ruben Guerreiro (Portugal), EF Pro Cycling, 5:41.20 horas
2.º Jonathan Castroviejo Nicolas (Espanha), Ineos Grenadiers, a 8 segundos
3.º Mikkel Bjerg (Dinamarca), UAE Team Emirates, a 58 segundos
4.º Kilian Frankiny (Suíça), Groupama-FDJ, a 1.16 minutos
5.º Lawrence Warbasse (EUA), AG2R la Mondiale, m.t.
6.º Tao Geoghegan Hart (Grã-Bretanha), Ineos Grenadiers, a 1.19 minutos
7.º Lucas Hamilton (Austrália), Mitchelton-Scott, a 1.32 minutos
8.º Wilco Kelderman (Holanda), Team Sunweb, a 1.38 minutos
9.º Jakob Fuglsang (Dinamarca) Astana Pro Team, mt
10.º Jai Hindley (Austrália), Team Sunweb, mt
Que dia para o ciclismo português! Ruben Guerreiro venceu a 9.ª etapa do Giro e assumiu a liderança na geral da montanha; João Almeida manteve a camisola rosa e passou também a ser o líder da juventude.
Ruben Guerreiro é o segundo português a vencer uma etapa na Volta a Itália, depois de Acácio da Silva, que venceu cinco tiradas em 1985 e 1986. Trata-se da sua primeira vitória no World Tour e a primeira desde 25 de junho de 2017, quando se sagrou campeão nacional.
The ducks fly again in Italy! @Rguerreiro94 take his first WorldTour stage win on stage 9 of the #giroditalia after a perfectly launched sprint on the final climb of the day. pic.twitter.com/2HBRHIyNol
— EF Pro Cycling (@EFprocycling) October 11, 2020
15h11 - João Almeida mantém a camisola rosa e é o líder na juventude!
15h10 - Temos de esperar pela chegada de João Almeida, para ver se o português segura a camisola rosa!
15h09 - Ruben Guerreiro ganha a etapa e é o líder da montanha!
@Rguerreiro94 wins in Roccaraso!
— Giro d'Italia (@giroditalia) October 11, 2020
@Rguerreiro94 vince a Roccaraso!#Giro pic.twitter.com/fiYkwHxdZm
15h08 - Ruben Guerreiro prepara o momento certo para atacar Castroviejo! Estão os dois sozinhos
15h05 - Falta um quilómetro para o fim e Ruben Guerreiro pode ganhar a etapa!!
15h02 - Na frente Ruben Guerreiro vai dividindo o comando com Castroviejo; os outros três seguem atrás. No pelotão, a Deceuninck vai faz o seu trabalho e vai protegendo o seu camisola rosa.
14h58 - O pelotão vai passar agora por uma zona plana, antes da subida final. Vamos que estratégia têm as equipas para estes últimos quilómetros.
14h57 - Entretanto chove e faz muito frio na montanha...
14h54 - Castroviejo ataca mas Ruben Guerreiro responde e segue atrás do espanhol da Movistar.
14h52 - Faltam 10 km para o grupo de cinco ciclistas em fuga, onde está Ruben Guerreiro.
14h49 - O pelotão começa a subir, a Sunweb, a Bahrain, a Deceuninck e a Trek têm homens no grupo da frente do pelotão. João Almeida está bem posicionado.
14h45 - A Bahrain junta-se à Deceuninck na cabeça no pelotão.
14h43 - Manuele Boaro, da Astana, recebe assistência da equipa para trocar o pneu da frente da sua bicicleta.
14h40 - Frankiny, Bjerg, Castroviejo, Warbassse e Ruben Guerreiro passaram pelo segundo sprint intermédio, em Rivisondol, sem sprintar...
14h37 - O grupo da frente está a 20 km da meta. E continua a subir...
14h31 - Ruben Guerreiro soma 18 pontos à passagem pela contagem de montanha de segunda categoria em Bosco Di Sant'Antonio, a 1337 metros de altitude. O português é agora segundo na classificação da montanha. Se ganhar a etapa arrebata a camisola azul.
??San Salvo > Roccaraso | Stage 9
— Giro d'Italia (@giroditalia) October 11, 2020
Bosco di Sant'Antonio
??@larrywarbasse, @Rguerreiro94, @FrankinyKilian, @mikkelbbjerg, @jcastroviejo
?? 3'22" > Gruppo
26 km
? Live: https://t.co/3RV3dXR0s3#Giro pic.twitter.com/M2rMvFvoXm
14h29 - A Trek deixou a cabeça do pelotão, agora é a equipa de João Almeida quem controla o desenrolar dos acontecimentos.
14h24 - A Trek lidera o pelotão, logo atrás vem a Deceuninck, com João Almeida à cabeça. Na frente, Ruben Guerreiro mantém-se estóico na luta pela vitória na etapa e pela camisola da montanha!
14h08 - O pelotão está a distender-se e as equipas começam a posicionar-se para colocar os seus principais ciclistas na luta pela camisola rosa. Vamos ver o que faz a Deceuninck, de João Almeida.
14h05 - Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Eduardo Sepúlveda (Movistar), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling), Larry Warbasse (AG2R La Mondiale), Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM), Kilian Frankiny (Groupama-FDJ) e Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) estão agora com 4:35 minutos de vantagem para o pelotão.
14h00 - O grupo da frente está a 35 quilómetros da meta, com uma vantagem de 4 minutos. O pelotão deve acelerar nesta fase de subida à segunda categoria.
13h45 - Continua em queda a vantagem da fuga. Pouco mais de 4 minutos agora, com 48 quilómetros até à meta. O pelotão imprimiu um ritmo mais forte e rapidamente começou a aproximação à cabeça da corrida. Muito provavelmente na subida ao Bosco Di Sant'Antonio, aos 181 quilómetros, essa margem estará ainda mais reduzida. Essa subida, refira-se, é de segunda categoria e ascende aos 1337 metros.
13h41 - Baixa bastante a diferença para o pelotão: são agora 4:50 minutos, com 51 quilómetros até à meta.
- Rúben Guerreiro, com 26 pontos, é agora o quarto colocado na luta pela camisola de melhor trepador. Giovanni Visconti é o líder desta classificação, com 76.
13h38 - Visconti prometeu e cumpriu. Passou na segunda categoria na frente, superando num sprint o português Rúben Guerreiro. Boas indicações do ciclista da Education First.
13h35 - Continua num sobe e desce constante a distância entre a fuga e o pelotão. Agora, a 55 quilómetros da meta, são 5:30 os minutos que separam os dois grupos. Jonathan Castroviejo comanda a fuga, mas Visconti está ali à espreita para atacar a passagem pelo topo.
13h27 - A fuga está a cerca de quatro quilómetros da passagem em Passo San Leonardo. Giovanni Visconti estará certamente a planear um ataque para ir buscar os 18 pontos. O pelotão está agora a 6 minutos.
13h22 - A menos de 60 quilómetros, a fuga volta a ter mais de seis minutos e meio de avanço. Jonathan Castroviejo (com desvantagem de 6:49 para João Almeida) volta a deixar virtualmente em perigo a camisola rosa do português.
13h17 - João Almeida falou antes do arranque da etapa ao Eurosport, numa declaração na qual aparentou uma incrível tranquilidade. "Só vamos saber no final. Espero sempre o pior, claro, mas vou dar tudo para manter a camisola. Nunca fiz uma prova de três semanas, não tenho experiência neste tipo de provas. A equipa quer manter a camisola e esperamos conseguir mantê-la hoje. Acho que é uma etapa que 'encaixa' bem comigo, pois consigo trepar, mas vamos ver para onde vão as outras equipas", declarou o português antes da etapa.
13h13 - João Almeida vem ao carro da equipa recolher algum abastecimento e rapidamente retoma a sua marcha para regressar à frente do pelotão. A fuga está agora a 6:35 minutos, numa altura em que a chuva continua a cair com alguma intensidade. Faltam 64 quilómetros para a meta.
13h02 - A fuga, com Rúben Guerreiro em bom plano, está a pouco mais de 15 quilómetros do topo da contagem de segunda categoria, com uma vantagem de 6 minutos. A chuva começa a cair com maior intensidade, o que pode ser um problema especialmente para a descida que se segue após a passagem pelo Passo San Leonardo.
12h56 - As condições climatéricas agravam-se consideravelmente e começa a chover. Vamos ver se este aspeto não fará a diferença na hora da decisão...
12h46 - Com cerca de três horas de prova, o ritmo de corrida vai nos 40,5 km/h. Segue-se uma ligeira descida, para depois se iniciar em definitivo a subida ao Passo San Leonardo (14.4km a 4.3%), onde estarão para disputar 18-8-6-4-2-1 pontos.
12h40 - O grupo da frente está já a 80 quilómetros da meta, tendo agora pouco mais de 6 minutos de avanço para o pelotão. A diferença parece ter estabilizado, sempre com a equipa de João Almeida a comandar as operações no pelotão.
12h31 - A fuga já terminou a descida e inicia agora uma ligeira e longa ascensão rumo à contagem de segunda categoria colocada aos 154 quilómetros, em Passo de San Leonardo, a 1282 metros.
12h30 - A Deceuninck-QuickStep comanda o grupo do camisola rosa e continua a dar a indicação de que tudo fará para proteger o ciclista luso nesta dura jornada.
12h26 - A fuga ganha um oitavo elemento. Mikkel Bjerg conseguiu mesmo colar-se ao grupo da frente depois de um excelente trabalho de recuperação.
12h21 - João Almeida aproveita a descida e assume a dianteira do grupo do camisola rosa, que com este andamento já encurtou para menos de seis minutos a diferença. O português está a deixar boas indicações e a 'avisar' os favoritos...
12h12 - O grupo de João Almeida está bastante alongado na descida, mas até ver o português está bem colocado. Lá na frente, a diferença foi reduzida para 6 minutos e a camisola rosa volta a estar virtualmente na posse do ciclista das Caldas da Rainha.
12h05 - O pelotão está quase a chegar ao topo do Passo Lanciano e, até ver, não há vontade de mexer a corrida. João Almeida agradece... Lá na frente, grande trabalho de Mikkel Bjerg, que já conseguiu reduzir para praticamente meio minuto a diferença para a frente.
12h00 - Está superada a primeira grande dificuldade do dia para o grupo da frente, com Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM) a sprintar no Passo Lanciano para ir buscar os 40 pontos desta primeira categoria, à frente Rúben Guerreiro e Jonathan Castroviejo. Lá atrás, a 7 minutos, o grupo do camisola rosa prepara para atacar os quilómetros finais da subida.
11h55 - A 109 quilómetros da meta, e já bastante perto de chegar ao topo da primeira categoria situada no Passo Lanciano, a vantagem da fuga é de 6:59. Mikkel Bjerg, que teve um furo há pouco, está agora a 2:30 da frente. Neste momento a camisola rosa está virtualmente na posse de Jonathan Castroviejo, ciclista da INEOS que partia para esta tirada no 24.º posto, a 6:49 de João Almeida.
11h48 - No pelotão é a equipa de João Almeida a ditar o ritmo. Excelentes indicadores para o que aí vem...
11h46 - Em posição intermédia está Mikkel Bjerg, a 3:44 minutos do grupo da frente.
11h44 - A 110 quilómetros da meta, a situação de corrida mantém-se, com a fuga a ganhar cada vez mais espaço na frente. São já mais de seis minutos de vantagem do grupo de Rúben Guerreiro para o pelotão. Ao lado do ciclista da Education First estão também Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Eduardo Sepúlveda (Movistar), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling), Larry Warbasse (AG2R La Mondiale), Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM) e Kilian Frankiny (Groupama-FDJ).
11h39 - Começa a subida para Passo Lanciano, a primeira montanha que os corredores terão hoje pela frente.
11h32 - Estão 90 km percorridos e seis homens estão em fuga, incluindo Ruben Guerreiro.
11h25 - Ruben Guerreiro integra grupo de quatro ciclistas em fuga (com Eduardo Sepúlveda, Ben O'Connor e Jonathan Castroviejo), com 2.20 minutos de vantagem para o pelotão. Atrás deles seguem dois corredores, a 26 segundos.
11h22 - Ruben Guerreiro somou os 12 pontos no sprint intermédio em Guardiagrele! Foi seguido por Ben O'Connor (8) e Jonathan Castroviejo (6). Arnaud Démare mantém-se na liderança dos pontos (somou mais um), onde está em luta com Peter Sagan.
11h07 - Ruben Guerreiro integra um grupo de quatro ciclistas em fuga, com 23 segundos de vantagem para o pelotão. Os companheiros do português nesta escapada são Eduardo Sepúlveda, Ben O'Connor e Jonathan Castroviejo. Já foram percorridos 75 quilómetros da etapa, os ciclistas já estão a subir.
10h57 - Novo ataque, agora com Vincenzo Nibali metido ao barulho. Com o italiano estão Jack Haig, Sergio Samitier, Davide Villella e Jhonatan Narváez, chegam a ter uma vantagem de 16 segundos, mas acabam apanhados pelo pelotão.
10h48 - Simon Pellaud, Josef Cerny e Matthew Holmes tentam uma fuga, chegam a ter 15 segundos de vantagem, mas a Movistar neutraliza o ataque. O pelotão novamente compacto.
10h43 - Os ciclistas têm pedalado a uma média de 50,07 km/h.
10h32 - Já foram percorridos 50 km e os ciclistas seguem em pelotão.
10h24 - Forma-se um grupo com quatro ciclistas na frente: Luca Chirico, Kilian Frankiny e Filippo Ganna, aos quais se junta Dario Cataldo, mas o pelotão não está para brincadeiras e já os absorveu.
? Stage 9 is underway!
— Giro d'Italia (@giroditalia) October 11, 2020
? La tappa 9 è in corso!#Giro pic.twitter.com/SGOMQDz3PA
10h15 - Já foram percorridos 36 km e o pelotão segue compacto.
10h13 - Houve uma queda a envolver Dario Cataldo, da Movistar.
10h09 - Pavel Kochetkov e Stéphane Rossetto estão na cauda do pelotão, têm 3 minutos de diferença para o grupo. Já foram percorridos 30 km.
10h04 - Entretanto, veja como foi o aquecimento esta manhã na Trek-Segafredo...
Warm up complete, let’s race #GWE20 pic.twitter.com/DN0cdQd0kZ
— Trek-Segafredo (@TrekSegafredo) October 11, 2020
10h02 - Filippo Ganna continua muito ativo, ele quer manter a camisola da montanha e hoje o dia vai ser particularmente duro em altitude. A concorrência está atenta.
9h58 - Filippo Ganna, portador da camisola da montanha, tentou escapar mas o pelotão não o deixou fugir e o italiano da Ineos foi 'reabsorvido' pelo grupo.
9h54 - Estes primeiros 60 quilómetros são planos e ainda não se registou nenhuma fuga. Está a chover.
9h40 - Começou a 9.ª etapa do Giro! Foi dada a partida em San Salvo, os ciclistas vão abrigados pois espera-se um dia muito frio.
Stage 9 has started! | La Tappa 9 è partita!
— Giro d'Italia (@giroditalia) October 11, 2020
Follow live: https://t.co/TlBPO3lAsS
Segui il live: https://t.co/mKk45RbViY
Sigue en vivo: https://t.co/hi1cnLJga5
Suivre la course en direct: https://t.co/CIIEaPjcSZ#Giro pic.twitter.com/Y9eYwrKEjo
- Caso mantenha a rosa de líder, João Almeida ampliará para sete o número de dias de rosas no Giro'2020, podendo assim cimentar o estatuto de ciclista português com mais dias na liderança de uma grande volta. Por outro lado, mantendo a liderança, Almeida irá passar o primeiro dia de descanso (amanhã) como líder.
- O português de 22 anos, da Deceuninck–Quick-Step, entra em cena com 43 segundos para o espanhol Pello Bilbao, 48 para Wilco Kelderman, 59 para Harm Vanhoucke e 1:01 para o italiano Vincenzo Nibali, o grande favorito para os italianos a triunfar nesta prova.
- Ao sexto dia de camisola rosa, João Almeida vai este domingo enfrentar aquele que será em teoria o primeiro grande teste à sua liderança. Uma etapa de montanha, com 207 quilómetros entre San Salvo e Roccaraso, onde se destacam várias dificuldades, nomeadamente duas subidas de primeira categoria (uma delas a coincidir com a meta) e outras duas de segunda.
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Edição do próximo ano do Giro vai correr-se de 9 a 31 de maio
Última etapa foi ganha pelo holandês Olav Kooij
Ciclista português de 23 anos desistiu da prova a 60 quilómetros do fim
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam