Ruben Guerreiro vence etapa e João Almeida segura a camisola rosa no Giro

Dia de glória para o ciclismo nacional na Volta a Itália

Classificação geral

1.º João Almeida (Portugal), Deceuninck-Quickstep, 35:35.50 horas

2.º Wilco Kelderman (Holanda), Team Sunweb, a 30 segundos

3.º Pello Bilbao (Espanha), Bahrain McLaren, a 39 segundos

4.º Domenico Pozzovivo (Itália), NTT Pro Cycling, a 53 segundos

5.º Vincenzo Nibali (Itália), Trek-Segafredo, 57 segundos

6.º Jakob Fuglsang (Dinamarca), Astana Pro Team, a 1.01 minutos

7.º Harm Vanhoucke (Bélgica), Lotto Soudal, a 1.02 minutos

8.º Patrick Konrad (Áustria), Bora-Hansgrohe, a 1.11 minutos

9.º Jai Hindley (Austrália), Team Sunweb, a 1.15 minutos

10.º Rafal Majka (Polónia), Bora-Hansgrohe a 1.17 minutos

Classificação da etapa

1.º Ruben Guerreiro (Portugal), EF Pro Cycling, 5:41.20 horas

2.º Jonathan Castroviejo Nicolas (Espanha), Ineos Grenadiers, a 8 segundos

3.º Mikkel Bjerg (Dinamarca), UAE Team Emirates, a 58 segundos

4.º Kilian Frankiny (Suíça), Groupama-FDJ, a 1.16 minutos

5.º Lawrence Warbasse (EUA), AG2R la Mondiale, m.t.

6.º Tao Geoghegan Hart (Grã-Bretanha), Ineos Grenadiers, a 1.19 minutos

7.º Lucas Hamilton (Austrália), Mitchelton-Scott, a 1.32 minutos

8.º Wilco Kelderman (Holanda), Team Sunweb, a 1.38 minutos

9.º Jakob Fuglsang (Dinamarca) Astana Pro Team, mt

10.º Jai Hindley (Austrália), Team Sunweb, mt

Que dia para o ciclismo português! Ruben Guerreiro venceu a 9.ª etapa do Giro e assumiu a liderança na geral da montanha; João Almeida manteve a camisola rosa e passou também a ser o líder da juventude.

Ruben Guerreiro é o segundo português a vencer uma etapa na Volta a Itália, depois de Acácio da Silva, que venceu cinco tiradas em 1985 e 1986. Trata-se da sua primeira vitória no World Tour e a primeira desde 25 de junho de 2017, quando se sagrou campeão nacional.

15h11 - João Almeida mantém a camisola rosa e é o líder na juventude!

15h10 - Temos de esperar pela chegada de João Almeida, para ver se o português segura a camisola rosa!

15h09 - Ruben Guerreiro ganha a etapa e é o líder da montanha!

15h08 - Ruben Guerreiro prepara o momento certo para atacar Castroviejo! Estão os dois sozinhos

15h05 - Falta um quilómetro para o fim e Ruben Guerreiro pode ganhar a etapa!!

15h02 - Na frente Ruben Guerreiro vai dividindo o comando com Castroviejo; os outros três seguem atrás. No pelotão, a Deceuninck vai faz o seu trabalho e vai protegendo o seu camisola rosa. 

14h58 - O pelotão vai passar agora por uma zona plana, antes da subida final. Vamos que estratégia têm as equipas para estes últimos quilómetros.

14h57 - Entretanto chove e faz muito frio na montanha...

14h54 - Castroviejo ataca mas Ruben Guerreiro responde e segue atrás do espanhol da Movistar.

14h52 - Faltam 10 km para o grupo de cinco ciclistas em fuga, onde está Ruben Guerreiro.

14h49 - O pelotão começa a subir, a Sunweb, a Bahrain, a Deceuninck e a Trek têm homens no grupo da frente do pelotão. João Almeida está bem posicionado. 

14h45 - A Bahrain junta-se à Deceuninck na cabeça no pelotão.

14h43 - Manuele Boaro, da Astana, recebe assistência da equipa para trocar o pneu da frente da sua bicicleta.

14h40 - Frankiny, Bjerg, Castroviejo, Warbassse e Ruben Guerreiro passaram pelo segundo sprint intermédio, em Rivisondol, sem sprintar... 

14h37 - O grupo da frente está a 20 km da meta. E continua a subir...

14h31 - Ruben Guerreiro soma 18 pontos à passagem pela contagem de montanha de segunda categoria em Bosco Di Sant'Antonio, a 1337 metros de altitude. O português é agora segundo na classificação da montanha. Se ganhar a etapa arrebata a camisola azul. 

14h29 - A Trek deixou a cabeça do pelotão, agora é a equipa de João Almeida quem controla o desenrolar dos acontecimentos.

14h24 - A Trek lidera o pelotão, logo atrás vem a Deceuninck, com João Almeida à cabeça. Na frente, Ruben Guerreiro mantém-se estóico na luta pela vitória na etapa e pela camisola da montanha!

14h08 - O pelotão está a distender-se e as equipas começam a posicionar-se para colocar os seus principais ciclistas na luta pela camisola rosa. Vamos ver o que faz a Deceuninck, de João Almeida.

14h05 - Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Eduardo Sepúlveda (Movistar), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling), Larry Warbasse (AG2R La Mondiale), Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM), Kilian Frankiny (Groupama-FDJ) e Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) estão agora com 4:35 minutos de vantagem para o pelotão.

14h00 - O grupo da frente está a 35 quilómetros da meta, com uma vantagem de 4 minutos. O pelotão deve acelerar nesta fase de subida à segunda categoria.

13h45 - Continua em queda a vantagem da fuga. Pouco mais de 4 minutos agora, com 48 quilómetros até à meta. O pelotão imprimiu um ritmo mais forte e rapidamente começou a aproximação à cabeça da corrida. Muito provavelmente na subida ao Bosco Di Sant'Antonio, aos 181 quilómetros, essa margem estará ainda mais reduzida. Essa subida, refira-se, é de segunda categoria e ascende aos 1337 metros.

13h41 - Baixa bastante a diferença para o pelotão: são agora 4:50 minutos, com 51 quilómetros até à meta.

- Rúben Guerreiro, com 26 pontos, é agora o quarto colocado na luta pela camisola de melhor trepador. Giovanni Visconti é o líder desta classificação, com 76.

13h38 - Visconti prometeu e cumpriu. Passou na segunda categoria na frente, superando num sprint o português Rúben Guerreiro. Boas indicações do ciclista da Education First.

13h35 - Continua num sobe e desce constante a distância entre a fuga e o pelotão. Agora, a 55 quilómetros da meta, são 5:30 os minutos que separam os dois grupos. Jonathan Castroviejo comanda a fuga, mas Visconti está ali à espreita para atacar a passagem pelo topo.

13h27 - A fuga está a cerca de quatro quilómetros da passagem em Passo San Leonardo. Giovanni Visconti estará certamente a planear um ataque para ir buscar os 18 pontos. O pelotão está agora a 6 minutos.

13h22 - A menos de 60 quilómetros, a fuga volta a ter mais de seis minutos e meio de avanço. Jonathan Castroviejo (com desvantagem de 6:49 para João Almeida) volta a deixar virtualmente em perigo a camisola rosa do português.

13h17 - João Almeida falou antes do arranque da etapa ao Eurosport, numa declaração na qual aparentou uma incrível tranquilidade. "Só vamos saber no final. Espero sempre o pior, claro, mas vou dar tudo para manter a camisola. Nunca fiz uma prova de três semanas, não tenho experiência neste tipo de provas. A equipa quer manter a camisola e esperamos conseguir mantê-la hoje. Acho que é uma etapa que 'encaixa' bem comigo, pois consigo trepar, mas vamos ver para onde vão as outras equipas", declarou o português antes da etapa.

13h13 - João Almeida vem ao carro da equipa recolher algum abastecimento e rapidamente retoma a sua marcha para regressar à frente do pelotão. A fuga está agora a 6:35 minutos, numa altura em que a chuva continua a cair com alguma intensidade. Faltam 64 quilómetros para a meta.

13h02 - A fuga, com Rúben Guerreiro em bom plano, está a pouco mais de 15 quilómetros do topo da contagem de segunda categoria, com uma vantagem de 6 minutos. A chuva começa a cair com maior intensidade, o que pode ser um problema especialmente para a descida que se segue após a passagem pelo Passo San Leonardo.

12h56 - As condições climatéricas agravam-se consideravelmente e começa a chover. Vamos ver se este aspeto não fará a diferença na hora da decisão...

12h46 - Com cerca de três horas de prova, o ritmo de corrida vai nos 40,5 km/h. Segue-se uma ligeira descida, para depois se iniciar em definitivo a subida ao Passo San Leonardo (14.4km a 4.3%), onde estarão para disputar 18-8-6-4-2-1 pontos.

12h40 - O grupo da frente está já a 80 quilómetros da meta, tendo agora pouco mais de 6 minutos de avanço para o pelotão. A diferença parece ter estabilizado, sempre com a equipa de João Almeida a comandar as operações no pelotão.

12h31 - A fuga já terminou a descida e inicia agora uma ligeira e longa ascensão rumo à contagem de segunda categoria colocada aos 154 quilómetros, em Passo de San Leonardo, a 1282 metros.

12h30 - A Deceuninck-QuickStep comanda o grupo do camisola rosa e continua a dar a indicação de que tudo fará para proteger o ciclista luso nesta dura jornada.

12h26 - A fuga ganha um oitavo elemento. Mikkel Bjerg conseguiu mesmo colar-se ao grupo da frente depois de um excelente trabalho de recuperação.

12h21 - João Almeida aproveita a descida e assume a dianteira do grupo do camisola rosa, que com este andamento já encurtou para menos de seis minutos a diferença. O português está a deixar boas indicações e a 'avisar' os favoritos...

12h12 - O grupo de João Almeida está bastante alongado na descida, mas até ver o português está bem colocado. Lá na frente, a diferença foi reduzida para 6 minutos e a camisola rosa volta a estar virtualmente na posse do ciclista das Caldas da Rainha.

12h05 - O pelotão está quase a chegar ao topo do Passo Lanciano e, até ver, não há vontade de mexer a corrida. João Almeida agradece... Lá na frente, grande trabalho de Mikkel Bjerg, que já conseguiu reduzir para praticamente meio minuto a diferença para a frente.

12h00 - Está superada a primeira grande dificuldade do dia para o grupo da frente, com Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM) a sprintar no Passo Lanciano para ir buscar os 40 pontos desta primeira categoria, à frente Rúben Guerreiro e Jonathan Castroviejo. Lá atrás, a 7 minutos, o grupo do camisola rosa prepara para atacar os quilómetros finais da subida.

11h55 - A 109 quilómetros da meta, e já bastante perto de chegar ao topo da primeira categoria situada no Passo Lanciano, a vantagem da fuga é de 6:59. Mikkel Bjerg, que teve um furo há pouco, está agora a 2:30 da frente. Neste momento a camisola rosa está virtualmente na posse de Jonathan Castroviejo, ciclista da INEOS que partia para esta tirada no 24.º posto, a 6:49 de João Almeida.

11h48 - No pelotão é a equipa de João Almeida a ditar o ritmo. Excelentes indicadores para o que aí vem...

11h46 - Em posição intermédia está Mikkel Bjerg, a 3:44 minutos do grupo da frente.

11h44 - A 110 quilómetros da meta, a situação de corrida mantém-se, com a fuga a ganhar cada vez mais espaço na frente. São já mais de seis minutos de vantagem do grupo de Rúben Guerreiro para o pelotão. Ao lado do ciclista da Education First estão também Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Eduardo Sepúlveda (Movistar), Ben O'Connor (NTT Pro Cycling), Larry Warbasse (AG2R La Mondiale), Giovanni Visconti (Vini Zabù-Brado-KTM) e Kilian Frankiny (Groupama-FDJ).

11h39 - Começa a subida para Passo Lanciano, a primeira montanha que os corredores terão hoje pela frente.

11h32 - Estão 90 km percorridos e seis homens estão em fuga, incluindo Ruben Guerreiro.

11h25 - Ruben Guerreiro integra grupo de quatro ciclistas em fuga (com Eduardo Sepúlveda, Ben O'Connor e Jonathan Castroviejo), com 2.20 minutos de vantagem para o pelotão. Atrás deles seguem dois corredores, a 26 segundos.

11h22 - Ruben Guerreiro somou os 12 pontos no sprint intermédio em Guardiagrele! Foi seguido por Ben O'Connor (8) e Jonathan Castroviejo (6). Arnaud Démare mantém-se na liderança dos pontos (somou mais um), onde está em luta com Peter Sagan.

11h07 - Ruben Guerreiro integra um grupo de quatro ciclistas em fuga, com 23 segundos de vantagem para o pelotão. Os companheiros do português nesta escapada são Eduardo Sepúlveda, Ben O'Connor e Jonathan Castroviejo. Já foram percorridos 75 quilómetros da etapa, os ciclistas já estão a subir.

10h57 - Novo ataque, agora com Vincenzo Nibali metido ao barulho. Com o italiano estão Jack Haig, Sergio Samitier, Davide Villella e Jhonatan Narváez, chegam a ter uma vantagem de 16 segundos, mas acabam apanhados pelo pelotão.

10h48 - Simon Pellaud, Josef Cerny e Matthew Holmes tentam uma fuga, chegam a ter 15 segundos de vantagem, mas a Movistar neutraliza o ataque. O pelotão novamente compacto.

10h43 - Os ciclistas têm pedalado a uma média de 50,07 km/h.

10h32 - Já foram percorridos 50 km e os ciclistas seguem em pelotão.

10h24 - Forma-se um grupo com quatro ciclistas na frente: Luca Chirico, Kilian Frankiny e Filippo Ganna, aos quais se junta Dario Cataldo, mas o pelotão não está para brincadeiras e já os absorveu.

10h15 - Já foram percorridos 36 km e o pelotão segue compacto.

10h13 - Houve uma queda a envolver Dario Cataldo, da Movistar.

10h09 - Pavel Kochetkov e Stéphane Rossetto estão na cauda do pelotão, têm 3 minutos de diferença para o grupo. Já foram percorridos 30 km.

10h04 - Entretanto, veja como foi o aquecimento esta manhã na Trek-Segafredo...

10h02 - Filippo Ganna continua muito ativo, ele quer manter a camisola da montanha e hoje o dia vai ser particularmente duro em altitude. A concorrência está atenta.

9h58 - Filippo Ganna, portador da camisola da montanha, tentou escapar mas o pelotão não o deixou fugir e o italiano da Ineos foi 'reabsorvido' pelo grupo.

9h54 - Estes primeiros 60 quilómetros são planos e ainda não se registou nenhuma fuga. Está a chover.

9h40 - Começou a 9.ª etapa do Giro! Foi dada a partida em San Salvo, os ciclistas vão abrigados pois espera-se um dia muito frio.

- Caso mantenha a rosa de líder, João Almeida ampliará para sete o número de dias de rosas no Giro'2020, podendo assim cimentar o estatuto de ciclista português com mais dias na liderança de uma grande volta. Por outro lado, mantendo a liderança, Almeida irá passar o primeiro dia de descanso (amanhã) como líder.

- O português de 22 anos, da Deceuninck–Quick-Step, entra em cena com 43 segundos para o espanhol Pello Bilbao, 48 para Wilco Kelderman, 59 para Harm Vanhoucke e 1:01 para o italiano Vincenzo Nibali, o grande favorito para os italianos a triunfar nesta prova.

- Ao sexto dia de camisola rosa, João Almeida vai este domingo enfrentar aquele que será em teoria o primeiro grande teste à sua liderança. Uma etapa de montanha, com 207 quilómetros entre San Salvo e Roccaraso, onde se destacam várias dificuldades, nomeadamente duas subidas de primeira categoria (uma delas a coincidir com a meta) e outras duas de segunda.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Giro
Notícias
Notícias Mais Vistas