Ciclista da UAE Emirates acabou por abandonar
Juan Ayuso (UAE Emirates) alinhou esta sexta-feira na 13.ª etapa da Volta a França, apesar de ter testado positivo à covid-19 na quinta-feira, mas acabou por não ter forças para continuar, confirmou o ciclista espanhol.
Colega do camisola amarela Tadej Pogacar e do português João Almeida, que é quarto na geral, o jovem espanhol decidiu, em conivência com a equipa, partir hoje para a 13.ª tirada mesmo não se sentido bem.
"Estou um pouco dececionado, como não podia deixar de ser. Desde há alguns dias que não estava bem, e ontem [na quinta-feira] terminei a etapa muito mal, custou-me muito. Fizemos um teste de covid e deu positivo. Decidimos ver se podia ultrapassar este dia, mas com a velocidade com que iniciámos a etapa e encontrando-me tão mal...", revelou Ayuso, que era oitavo da geral.
A estreia do ambicioso espanhol de 21 anos no Tour termina assim devido a um vírus que parece estar, novamente, disseminado pelo pelotão. Na quinta-feira, Michael Morkov (Astana) desistiu por estar infetado, com o seu colega Mark Cavendish, recordista de vitórias em etapas na prova francesa, a denunciar que havia muitos ciclistas a correr infetados.
Também a Bahrain Victorious ativou o protocolo de covid-19, depois do abandono de Pello Bilbao e da eliminação de Fred Wright, alegando que, apesar de nenhum dos seus corredores ter testado positivo, havia um vírus à solta na equipa.
Doze dias antes do Tour, o camisola amarela Tadej Pogacar também teve covid-19 -- o que pode explicar o facto de a UAE Emirates ter decidido manter Ayuso em prova -, mas "recuperou rapidamente", segundo disse na conferência de imprensa de antevisão da Grande Boucle.
No entanto, nem todos tiveram a mesma sorte, com a covid-19 a deixar de fora da Volta a França o norte-americano Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), vencedor da Vuelta'2023, e o britânico Tao Geoghegan Hart (Lidl-trek), vencedor do Giro'2020, que não conseguiram recuperar dos efeitos do vírus.
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam