Ciclista português sofreu queda aparatosa na etapa de ontem e vai ver como está hoje fisicamente
João Almeida foi eleito 'gregário da semana' da 112.ª Volta a França, anunciou hoje a organização antes do início da oitava etapa, para a qual o ciclista português partiu apesar das mazelas da queda da véspera.
Tal como na edição do ano passado, João Almeida foi eleito melhor 'domestique' da primeira semana do Tour, com 59% dos votos dos cibernautas que participaram na escolha na página oficial da prova francesa na rede social X.
O português da UAE Emirates bateu o seu companheiro belga Tim Wellens (26,1%), o norte-americano Quinn Simmons (Lidl-Trek) e o suíço Silvan Dillier (Alpecin-Deceuninck), que receberam, respetivamente, 8,5% e 6,4% dos votos.
O quarto classificado do Tour2024 recebeu a distinção antes do arranque da oitava etapa, que liga Saint-Méen-le-Grand a Laval no total de 171,4 quilómetros, tendo, depois, admitido que irá tentar ultrapassar o dia de hoje, após a queda grave que sofreu na sexta-feira.
"Tendo em conta a gravidade da queda, não estou muito mal. Tenho muitas escoriações e pele perdida. Podia ter sido muito pior, tenho de olhar para isto de forma positiva. Cá estou no início, vamos ver como corre", declarou, em entrevista ao Eurosport.
Na sexta-feira, o português de 26 anos ficou envolvido numa queda a pouco mais de seis quilómetros do final dos 197 entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha, fraturando uma costela do lado esquerdo e ficando com escoriações "profundas" no corpo, segundo a UAE Emirates.
"Vou tentar recuperar o máximo possível [na etapa de hoje]. O meu lado esquerdo está afetado, o dedo [da mão esquerda] um bocado dorido, espero conseguir travar bem e manusear bem a minha bicicleta", admitiu.
Sétimo à partida para a sétima etapa, o melhor voltista português da atualidade desceu à 28.ª posição da geral, a 12.21 minutos do camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar, seu companheiro na UAE Emirates.
"A saúde é sempre a prioridade. A equipa disse-me para eu fazer o que fosse melhor para mim. É o que vou fazer. Estar aqui só por estar, sem poder ser útil, sem poder ajudar os meus colegas, também não é bom para mim... vamos tentar e ver como corre", concluiu.
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils