Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Dinamarquês ganhou última tirada de montanha e ampliou vantagem para Pogacar
Seguir Autor:
Assunto encerrado. A menos que um enorme golpe de teatro aconteça nos dias que restam (nomeadamente no contrarrelógio de sábado), Jonas Vingegaard vai ser o vencedor do Tour'2022. Esta quinta-feira, na 18.ª etapa, no derradeiro teste à sua camisola amarela, o dinamarquês da Jumbo-Visma resistiu a todos os ataques de Tadej Pogacar e, para colocar a cereja no topo do bolo, na derradeira subida do dia deu a 'machadada' final na questão, ao atacar a 4 quilómetros da meta, deixar o esloveno da UAE Emirates para trás e a vencer de forma clara.
Tal como na etapa de ontem, cedo Pogacar e Vingegaard se assumiram como protagonistas do dia. O esloveno sabia que tinha de atacar desde cedo para tentar quebrar o dinamarquês, que partia com 2.18 minutos de vantagem. Voltou a tentar, uma e outra vez, mas o homem da Jumbo-Visma não quebrou. Nem na penúltima subida, ao Col de Spandelles, nem na descida que se seguiu, antes da ascensão ao Hautacam. E aí até sucedeu um dos momentos mais altos e nobres do dinamarquês, que após uma queda do rival decidiu parar e esperar. Não atacou aí, atacou depois. Quando era de igual para igual.
Relacionadas
Já com Wout van Aert consigo, a pouco mais de quatro quilómetros do final, veio o golpe final. Vingegaard atacou e Pogacar simplesmente ficou. Como tinha sucedido na etapa 11. Desta feita a quebra não foi tão grande, mas os 1.04 minutos deixam a luta pela vitória certamente selada. É que, com apenas um contrarrelógio pela frente, de 40,7 quilómetros, o dinamarquês lidera com 3.26 minutos de avanço para o esloveno. Só uma tragédia mudará estas contas...
Em relação aos 'outros', Geraint Thomas tem praticamente seguro o terceiro posto (a 8' de Vingegaard), já que conta com 3.05 minutos para David Gaudu (a 11.05 do líder). Seguem-se Nairo Quintana, em 5.º, a 13.25 minutos, Louis Meintjes (a 13.43'), Aleksandr Vlasov (a 14.10) e Romain Bardet (a 16.11).
Na sexta-feira há uma etapa para o sprint, entre Castelnau-Magnoac e Cahors.
De forma a 'replicar' o famoso torneio das Seis Nações
Ganhar a prova espanhola no ano passado foi um fator decisivo para esta opção de Vingegaard
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio dinamarquês foi dispensado dos Red devils no último verão
Rumores e confirmações nos principais campeonatos