Tomas Contte conquista 8.ª etapa ao sprint na Volta a Portugal

Fuga numerosa de 27 corredores vinga até à meta em Fafe, mas Afonso Eulálio conserva amarela

• Foto: Podium

Num dia tranquilo para o camisola amarela Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), o argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) conquistou, esta sexta-feira, a 8.ª etapa da Volta a Portugal, com partida de Viana do Castelo e chegada a Fafe, na tirada mais longa da presente edição (182,4 km).

Uma fuga numerosa, com 27 corredores, vingou chegando a ganhar uma vantagem de mais de 10 minutos.

O pelotão reagiu e foi anulando a diferença, mas o grupo não se desorganizou e chegou isolado à meta com rampa no empedrado de Fafe, numa decisão ao sprint, com o espanhol Andoni López (Euskaltel-Euskadi) e Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) a completarem o pódio, com o mesmo tempo.

Na luta pela geral, os principais candidatos chegaram em pelotão, a mais de 10 minutos do vencedor.

O suíço Colin Stüssi (Vorarlberg) atacou nos metros finais, mas Eulálio respondeu bem, chegando com o mesmo tempo do vencedor da edição de 2023, que é 2.º da geral, a 21 segundos do ciclista português.

A Volta a Portugal vai chegar ao fim de semana decisivo. No sábado corre-se a 9.ª etapa. Começa na Maia e termina em Mondim de Basto, no alto da Senhora da Graça, chegada coincidente com um prémio de montanha de primeira categoria.

Os 170,8 quilómetros incluem as subidas da serra do Marão (km 93,1, 1.ª categoria), Velão (km 108,5, 4.ª categoria) e Barreiro (km 129,7, 1.ª categoria), antes da ascensão ao Monte Farinha, onde termina a etapa.

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Volta a Portugal
Notícias
Notícias Mais Vistas