João Almeida igualou hoje o melhor resultado de um português numa grande Volta, ao terminar a 80.ª Vuelta na segunda posição, atrás de Jonas Vingegaard, o primeiro ciclista dinamarquês a conquistar a prova espanhola.
Aos 27 anos, o corredor de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) fica pela segunda vez no pódio de uma grande Volta, depois de ter sido terceiro no Giro2023, e replica o feito de Joaquim Agostinho, que em 1974 também tinha sido vice-campeão na Volta a Espanha.
Após a anulação da 21.ª e última etapa, devido à invasão do circuito final por manifestantes pró-Palestina, João Almeida (UAE Emirates) concluiu a 80.ª edição da Vuelta a 01.16 minutos de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que juntou este triunfo aos dois alcançados no Tour (2022 e 2023). O britânico Thomas Pidcock (Q36.5) fechou o pódio, a 03.11 do dinamarquês.
A esperada tirada de consagração entre Alalpardo e Madrid não chegou ao fim, depois de milhares de pessoas com bandeiras e outros símbolos da Palestina terem invadido o circuito final na capital espanhola e de manifestantes terem 'travado' o pelotão a 56 quilómetros da meta.
Com a anulação da etapa, a geral manteve-se imutável e Almeida somou o seu segundo pódio em grandes Voltas.
Com sete presenças no 'top 10' das corridas de três semanas, o corredor da UAE Emirates aproxima-se ainda mais de Joaquim Agostinho, o maior ciclista português de todos os tempos, que somou 11 presenças entre os 10 primeiros em grandes Voltas, com destaque para os dois terceiros lugares no Tour (1978 e 1979).
Por LusaVolta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir