Primoz Roglic, de 34 anos, foi consagrado este domingo em Madrid como vencedor da Volta a Espanha, naquela que é a sua quarta vitória na prova, depois dos triunfos em 2019, 2020 e 2021. O ciclista da Red Bull soma ainda um título num outra Grande Volta, o Giro de 2023, onde João Almeida (Emirates) terminou em terceiro, com Geraint Thomas (INEOS) em segundo.
A Volta a Espanha terminou este domingo com um contrarrelógio de 24.6 quilómetros e pese embora ter pairado no ar a remota hipótese de haver um volte face quanto ao vencedor, em virtude do vírus que atacou alguns ciclistas e elementos do staff da Red Bull, a verdade é que Roglic passou imune a estes problemas de saúde.
A etapa foi ganha pelo suíço Stefan Küng (Groupama), com 31 segundos sobre Roglic.
A grande incógnita na última etapa reside até em quem acompanharia Primiz Roglic no pódio e por que ordem. À partida para o contrarrelógio, apenas nove segundos separavam Ben O'Connor (Decathlon), segundo de Enric Mas (Movistar), terceiro, sendo que o quarto da geral, Richard Carapaz (EF) estava a 49 segundos do terceiro posto. No final, o australino, que andou 13 dias na liderança, conseguiu segurar o título de 'vice', com o espanhol a manter também o teceiro lugar.
As restantes camisolas em disputa, duas foram ganhas por australianos: Kaden Groves (Alpecin), dos pontos, e Jay Vine (Emirates), da montanha. Já o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl) cotou-se como o melhor jovem, enquanto a UAE Emirates levou ainda o troféu de melhor equipa.
Esta Volta a Espanha fica ainda marcada pela ligação a Portugal pelas boas e más notícias.
As boas é que a prova teve o seu início, com três etapas, em solo lusitano, numa oportunidade para os amantes do ciclismo tomarem contacto de perto com o pelotão de uma Grande Volta, a má, porque João Almeida, que era apontado como um dos favoritos à vitória, abandonou na nona etapa devido à Covid-19.
Também Rui Costa (EF) foi obrigado a desistir, mas devido a queda na quinta tirada. Resistiu Nelson Oliveira (Movistar), a terminar a sua 21.ª Grande Volta, ou seja, todas em que participou chegou ao fim. Agora em 73.º.
Confira aqui as classificações.
Volta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam