Ciclista português impôs-se a Lennard Kamna e Santiago Bruitago num sprint em cima da linha da meta; foi a quarta vitória em etapas de grandes voltas
Rui Costa venceu hoje a 15.ª etapa da Volta a Espanha. O antigo campeão do Mundo de estrada levou a melhor num sprint com Lennard Kamna e Santiago Bruitago na chegada a Lekunberri, depois dos 158 quilómetros percorridos desde Pamplona. O português de 36 anos, que veste as cores da Intermarché, integrou a fuga no momento certo e geriu de forma inteligente a parte final.
Dez anos depois da conquista do título mundial e da vitória numa etapa na Volta a França, Rui Costa está de regresso aos triunfos em tiradas nas grandes provas. O ciclista luso já tinha ganho uma etapa do Tour em 2011 e mais duas em 2013. Foi, também, a 31.ª vitória da carreira, entre etapas e provas.
Dia grande para Portugal. Enorme etapa de Rui Costa no 15.º dia da Vuelta. Vitória para o corredor da Intermarché-Circus-Wanty pic.twitter.com/oIdSPE9Ik8
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) September 10, 2023
Rui Costa é o 8.º português a vencer etapas na Volta a Espanha, depois de João de Jesus Rebelo (1945), João Lourenço (1946), José Carlos Cardoso (1959), Alves Barbosa (1961), Joaquim Agostinho (1974), Sérgio Paulinho (2006) e Nelson Oliveira (2015).
Nas contas da geral, o pelotão chegou a 2.52 minutos e o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) segue líder, à frente de dois colegas de equipa: o esloveno Primoz Roglic é segundo, a 1.37 minutos, e o dinamarquês Jonas Vingegaard é terceiro, a 1.44.
O pelotão tem o último dia de descanso desta edição da Volta a Espanha na segunda-feira.
Top 10 etapa | stage 1?5?
— La Vuelta (@lavuelta) September 10, 2023
+ info ?? https://t.co/PXynSf4KTx#LaVuelta23 pic.twitter.com/3eRHtVDQHc
Volta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam