Organismo recorda a neutralidade política das organizações desportivas
A União Ciclista Internacional (UCI) recordou a "neutralidade política das organizações desportivas incluídas no Movimento Olímpico", na sua reação aos protestos pró-palestinianos estas quarta-feira verificados na Volta à Espanha, que provocaram a neutralização da 11.ª etapa.
"A UCI recorda a importância fundamental da neutralidade política das organizações desportivas incluídas no Movimento Olímpico, bem como o papel unificador e pacificador do desporto", refere o comunicado do organismo que rege o ciclismo mundial.
Para a UCI, "os grandes eventos desportivos internacionais encarnam um espírito de união e diálogo, para além das diferenças e divisões".
Nesse sentido, reafirma o compromisso com a neutralidade política, a independência e a autonomia do desporto, em conformidade com os princípios fundamentais do Movimento Olímpico.
A UCI também faz questão de recordar que o desporto, e particularmente o ciclismo, tem a vocação de aproximar e superar barreiras entre os povos e não deve, em caso algum, ser instrumentalizado como ferramenta de sanção.
O organismo reforça toda a sua solidariedade e apoio às equipas e seu pessoal, bem como aos ciclistas, que devem poder exercer a sua profissão e a sua paixão em condições ótimas de segurança e serenidade.
Relacionadas
Dia pode ser de muitas mudanças na classificação
Ciclista espanhol da UAE Emirates levou a melhor numa fuga
Equipa diz que "qualquer outra alternativa abriria um precedente perigoso no ciclismo"
Organismo recorda a neutralidade política das organizações desportivas
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo