Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo
O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) saudou o "aumento significativo" da verba destinada à preparação para os Jogos Olímpicos Los Angeles2028 e a aprovação em Conselho de Ministros do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo.
"O CPP saúda o aumento significativo dos recursos afetos à preparação de atletas paralímpicos e surdolímpicos, com reflexos também no fortalecimento das equipas multidisciplinares que os acompanham", indicou o CPP, em comunicado.
O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira uma verba de 12 milhões de euros (ME) para o programa paralímpico, com vista ao quadriénio relativo aos Jogos Los Angeles2028, que representa um aumento de 30%, e de três ME para o programa surdolímpico, um acréscimo de 70%.
"Trata-se de uma aposta estruturante que potenciará a excelência desportiva e, por consequência, fortalecerá a capacidade competitiva do país, abrindo espaço para que atletas de elite se assumam como uma inspiração para que outras pessoas com deficiência vejam no desporto uma poderosa ferramenta de inclusão social, garantia de qualidade de vida e autonomia e um veículo promotor de saúde mental e bem-estar", assinalou o CPP.
O organismo paralímpico recebeu também "com satisfação" a aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), que "representa um marco decisivo para o país, assinalando uma mudança profunda de paradigma na forma como o desporto é olhado".
Após o Conselho de Ministros realizado no Centro de Alto Rendimento do Jamor e exclusivamente dedicado ao desporto, o Governo apresentou o PNDD, que tem um custo estimado de 130 milhões de euros e pretende generalizar a atividade física e reduzir a obesidade infantil até 2036.
"A sua implementação estabelece novas bases de planeamento, investimento e ambição, consolidando uma visão verdadeiramente inclusiva e afirmando o desporto, e o desporto para pessoas com deficiência em particular, como um vetor estratégico de desenvolvimento social. Este é um passo há muito esperado e que merece ser saudado pela capacidade de projetar o futuro com maior equidade, sustentabilidade e responsabilidade pública", observou o CPP.
Relacionadas
Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
Prova juntará a partir de sábado 3 mil atletas
Atleta parte com confiança para a jornada em Tóquio
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa