Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém a comitiva de 13 atletas que vão representar Portugal no Japão
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, frisou esta 5.ª feira a esperança "muito alta" na obtenção de bons resultados da Missão portuguesa aos Jogos Surdolímpicos, que conta com André Soares e Margarida Silva e como porta-estandartes.
O chefe de Estado recebeu no Palácio de Belém, em Lisboa, a comitiva que vai representar Portugal em Tóquio, no Japão, entre 15 e 26 de novembro, constituída por 13 atletas, dois dos quais já medalhados, em cinco modalidades desportivas.
"Mesmo com Missões mais pequenas noutros Jogos, Portugal já era dos melhores. Agora, a Missão é maior. Há uns que vêm do passado, que já ganharam e ganharão outra vez, e outros que entraram e ganharão pela primeira vez. Temos um princípio no país que 'até ao lavar dos cestos, é vindima'. Esta Missão é isto tudo. Por isso, a esperança nesta Missão é muito alta. São mesmo os melhores dos melhores. Já mostraram, mostram e mostrarão", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em discurso.
Entre os medalhados em anteriores edições, está o ciclista André Soares, que foi nomeado um dos porta-estandartes da Missão e medalha de ouro na corrida por pontos e bronze no contrarrelógio, juntando-se à estreante atleta Margarida Silva.
"Pugnamos pela igualdade e exigimos iguais oportunidades, recursos e respeito dos atletas olímpicos. Temos registado bons progressos e o mais significativo é o apoio aos projetos paralímpico e surdolímpico, onde poderemos falar de efetiva equidade. Um atleta surdolímpico tem a mesma bolsa que um atleta paralímpico ou olímpico, o mesmo se aplicando aos seus treinadores", notou o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, durante a receção.
O atletismo, com cinco atletas - Francisco Laranjeira, Gustavo Pereira, Hemilton Costa, Margarida Silva e Ricardo Gomes --, e a natação, com quatro - Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves -, são as modalidades mais representadas.
No ciclismo, André Soares e João Marques vão defender as cores nacionais, enquanto no judo marcará presença Joana Santos, que conta com quatro medalhas em Surdolímpicos no palmarés.
Nuno Esteves será o representante nacional no tiro, na maior competição mundial para a deficiência auditiva, que não integra o programa dos Jogos Paralímpicos.
A missão portuguesa, chefiada por Susana Lourenço, é constituída por um total de 36 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, e uma intérprete de língua gestual portuguesa.
Os Jogos Surdolímpicos Tóquio2025 marcam o centenário desta competição multidesportiva, cuja primeira edição decorreu em 1924. Tóquio acolherá aproximadamente 3.000 atletas de cerca de 80 países, que competirão em 21 modalidades distribuídas por 17 arenas.
Portugal somará a sua nona participação em Jogos Surdolímpicos, competição na qual já conquistou 17 medalhas.
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém a comitiva de 13 atletas que vão representar Portugal no Japão
Federação Portuguesa de Ciclismo destaca "a formação sólida e uma vasta experiência competitiva" do antigo ciclista paralímpico
Os atletas portugueses amealharam um total de seis medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze
Atletismo e natação são as modalidades mais representadas
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem