Já foi apresentada a II Taça Desporto Escolar/CNID. Na cerimónia - realizada a 16 de janeiro na Escola de Gil Vicente, em Lisboa - marcaram presença o oresidente do IPDJ, Augusto Baganha, o diretor geral da Direção Geral da Educação, José Vítor Pedroso, o diretor do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, João Cortes, o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado e o presidente do CNID, António Florêncio, bem como representantes das Federações de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa.
A prova será disputada em Vafos e destina-se aos alunos do 7.º ano de escolaridade, sendo disputada a nível nacional, nas modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa, tendo, entre outras particularidades uma classificação final coletiva.
Em 2015/16 participaram mais de 15 mil atletas de todo o país tendo a final decorrido no Parque de Jogos 1º de maio - Inatel, em Lisboa.
A final da edição deste ano terá como palco a cidade de Vagos, no distrito de Aveiro.
Com vista ao combate do sedentarismo, à mudança de mentalidades e ao incentivo da brincadeira, jogar à bola e praticar desporto, Fernando Gomes anunciou o objetivo de alargar o projeto às mais de 3500 escolas do ensino básico do país, regiões autónomas inclusive, prevendo um "investimento de mais de meio milhão de euros", no próximo ano letivo, "num programa que é para toda a gente".
De acordo com a ministra, estão por entregar 1.780 kits de bicicleta e capacetes em 863 escolas de Portugal e, até 31 de março, tinham sido distribuídos 763 kits em 371 escolas, o que significa 43% da execução do programa "Desporto Escolar sobre rodas".
"Muitos destes jovens que estão nos pódios internacionais em muitas modalidades não o estariam porque os pais se teriam visto obrigados a fazer uma opção sobre a sua carreira, e bem", constatou o responsável político.
Sistema rotativo de escalões etários "é motivo de preocupação" para a Comissão do COP
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português