O Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve, na Covilhã, em parceria com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), apresentou uma candidatura para já este ano letivo introduzir o curling no Desporto Escolar.
Pedro Farromba, presidente da FDIP, com sede na Covilhã, diz que a intenção é fazer um projeto-piloto para divulgar a modalidade, testar a adesão dos alunos e incutir o gosto por esta disciplina nos mais novos, para no próximo ano alargar a experiência a outras escolas da região e, no futuro, ao resto do país.
"Queremos expandir o máximo possível a modalidade, apresentá-la a cada vez mais miúdos para, havendo vontade e gosto, que a modalidade possa ter uma aceitação cada vez maior em Portugal", afirmou à agência Lusa Pedro Farromba.
O presidente do Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, Ricardo Silva, ainda aguarda a resposta à candidatura feita ao Desporto Escolar, no âmbito do eixo 'Territórios', que permite às escolas promoverem atividades em parceria com associações e entidades locais.
"Nós já costumamos participar nas atividades da FDIP, por exemplo no Ski 4 All, onde os alunos experimentam o esqui e o snowboard. O curling não implica a deslocação e temos a sorte de ter professores com formação nos desportos de inverno", explicou à agência Lusa Ricardo Silva.
Perante a inexistência de qualquer pista de gelo em Portugal, embora a FDIP tenha planos para construir uma, prevê-se que os treinos decorram nas cinco pistas portáteis doadas este ano pela Federação Mundial de Curling, ao abrigo do Development Assistance Programme, programa de desenvolvimento da modalidade em vários países que não têm condições naturais para a prática.
A intenção é os treinos decorrerem na sede do agrupamento, mas que o professor destacado para a modalidade passe também pelas restantes escolas, para que os alunos mais novos possam ter um primeiro contacto com o curling.
O presidente do Agrupamento Escolar A Lã e a Neve, com 590 alunos, mostra-se satisfeito com a possibilidade de diversificar a oferta no Desporto Escolar, atualmente o futsal e a ginástica acrobática e de grupo.
O curling pratica-se numa pista de gelo e o objetivo das equipas é fazer aproximar o mais perto possível do alvo as pedras de granito lançadas, esfregando com a vassoura o gelo para tentar definir a trajetória.
Com vista ao combate do sedentarismo, à mudança de mentalidades e ao incentivo da brincadeira, jogar à bola e praticar desporto, Fernando Gomes anunciou o objetivo de alargar o projeto às mais de 3500 escolas do ensino básico do país, regiões autónomas inclusive, prevendo um "investimento de mais de meio milhão de euros", no próximo ano letivo, "num programa que é para toda a gente".
De acordo com a ministra, estão por entregar 1.780 kits de bicicleta e capacetes em 863 escolas de Portugal e, até 31 de março, tinham sido distribuídos 763 kits em 371 escolas, o que significa 43% da execução do programa "Desporto Escolar sobre rodas".
"Muitos destes jovens que estão nos pódios internacionais em muitas modalidades não o estariam porque os pais se teriam visto obrigados a fazer uma opção sobre a sua carreira, e bem", constatou o responsável político.
Sistema rotativo de escalões etários "é motivo de preocupação" para a Comissão do COP
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma