Ex-atletas Rosa Mota e Carlos Lopes participaram no evento e deram "incentivo" para que jovens pratiquem mais desporto
O secretário de Estado do Desporto encerrou esta terça-feira o lançamento da Semana Europeia do Desporto com um discurso otimista e a promessa de uma ligação maior entre as várias entidades no seio do Governo, escolas e autarquias.
"A falta de prática desportiva reflete-se numa diminuição da qualidade de vida das pessoas, com sérias repercussões no aumento das despesas de saúde", vincou João Paulo Rebelo.
João Paulo Rebelo focou que vai existir "uma ligação mais próxima entre a SED e o desporto escolar" e enalteceu o facto de a cidade de Lisboa ser "candidata a ganhar o estatuto de cidade europeia do desporto em 2021", depois de Setúbal ter exercido essa condição durante 2016, com o "sucesso que se reconhece". Evocou ainda o slogan "sejam ativos, escolham ser saudáveis" e citou a antiga campeã olímpica Rosa Mota como um bom exemplo de pessoa saudável e jovial.
Rosa Mota, uma das embaixadoras da Semana Europeia do Desporto, quer tirar os jovens do sofá, recordando que, em Portugal, 64 por cento da população é inativa em termos de prática desportiva, percentagem que supera a atual média europeia de inativos, que atinge os 59 por cento.
"A situação inverteu-se. Agora vê-se a minha geração a praticar desporto e os miúdos a ficarem em casa. Queremos ter jovens saudáveis e não apenas campeões. E que, na escola, o desporto seja uma disciplina como as outras", apelou a antiga campeã olímpica da maratona em Seul'1988.
Outro antigo campeão olímpico, Carlos Lopes, adotou idêntico discurso. "Devemos dar mais condições e liberdade aos jovens para fazerem aquilo de que gostam. E adaptar os horários de trabalho para as pessoas praticarem mais desporto. Aquilo que eu e a Rosa Mota fizemos foi um autêntico milagre", frisou.
O presidente do Instituto de Desporto e Juventude (IPDJ) salientou que está prevista a realização de centenas de eventos em diversos locais do país, entre 24 e 30 deste mês. "As quatro vertentes principais desta iniciativa incidem na educação, nos locais de trabalho, atividades ao ar livre e ginásios", disse Augusto Baganha.
Jorge Carvalho, diretor do IPDJ, argumentou com números. "Temos cerca de 14 milhões de crianças obesas no espaço da União Europeia. E morreram cerca de 600 mil pessoas devido a problemas de saúde. Os encargos financeiros com o setor da saúde atingem os 17,5 milhões de euros por ano".
José Vítor Pedroso, diretor geral da Educação, divulgou que, no dia 28 deste mês, "vai ocorrer um open day em termos de desporto escolar" e apelou a todas as escolas do País que se envolvam nesta iniciativa. "Sabemos que os melhores alunos praticam desporto e promovem um estilo de vida saudável".
Já o vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa salientou que existe uma "parceria real entre a autarquia e o IPDJ para promover cada vez mais o exercício físico".
Jorge Máximo revelou duas iniciativas que a edilidade lisboeta vai promover durante a Semana Europeia de Desporto. "Vamos organizar uma prova de águas abertas no rio Tejo e fazer uma homenagem simbólica ao malogrado Mário Moniz Pereira, com a criação de um mural em Lisboa no dia 30 deste mês".
Com vista ao combate do sedentarismo, à mudança de mentalidades e ao incentivo da brincadeira, jogar à bola e praticar desporto, Fernando Gomes anunciou o objetivo de alargar o projeto às mais de 3500 escolas do ensino básico do país, regiões autónomas inclusive, prevendo um "investimento de mais de meio milhão de euros", no próximo ano letivo, "num programa que é para toda a gente".
De acordo com a ministra, estão por entregar 1.780 kits de bicicleta e capacetes em 863 escolas de Portugal e, até 31 de março, tinham sido distribuídos 763 kits em 371 escolas, o que significa 43% da execução do programa "Desporto Escolar sobre rodas".
"Muitos destes jovens que estão nos pódios internacionais em muitas modalidades não o estariam porque os pais se teriam visto obrigados a fazer uma opção sobre a sua carreira, e bem", constatou o responsável político.
Sistema rotativo de escalões etários "é motivo de preocupação" para a Comissão do COP
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma