Cor e ritmo na Festa do Desporto Escolar
O Estádio do Marítimo, nos Barreiros, voltou a ser palco esta quarta-feira da cerimónia de abertura da Festa do Desporto Escolar. Mais uma vez, assistiu-se a um grande espetáculo de cor e ritmo, subordinado ao tema "Laços do Património Cultural".
Esta iniciativa da Direção de Serviços do Desporto Escolar da Madeira teve a participação de cerca de 2.000 figurantes, 900 dos quais alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 600 dos 2.º e 3.º ciclo e 150 da educação especial, além de 250 seniores. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, declarou oficialmente aberta a festa, que decorre até sábado em diversos estabelecimentos da região.
Com vista ao combate do sedentarismo, à mudança de mentalidades e ao incentivo da brincadeira, jogar à bola e praticar desporto, Fernando Gomes anunciou o objetivo de alargar o projeto às mais de 3500 escolas do ensino básico do país, regiões autónomas inclusive, prevendo um "investimento de mais de meio milhão de euros", no próximo ano letivo, "num programa que é para toda a gente".
De acordo com a ministra, estão por entregar 1.780 kits de bicicleta e capacetes em 863 escolas de Portugal e, até 31 de março, tinham sido distribuídos 763 kits em 371 escolas, o que significa 43% da execução do programa "Desporto Escolar sobre rodas".
"Muitos destes jovens que estão nos pódios internacionais em muitas modalidades não o estariam porque os pais se teriam visto obrigados a fazer uma opção sobre a sua carreira, e bem", constatou o responsável político.
Sistema rotativo de escalões etários "é motivo de preocupação" para a Comissão do COP
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal