O centro do Porto acolheu as 27 equipas que vão disputar o título de campeão da Europa de Futebol Universitário e a cerimónia que inicia o campeonato deu outra cor à noite da cidade. A presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Luísa Pereira, salientou o papel do desporto universitário como "o caminho da esperança, num mundo onde a amizade entre as nações já não é uma certeza".
Em 2016, Portugal não foi apenas campeão europeu no futebol federado. A Universidade do Minho (U. Minho) é a campeã europeia atual e vai tentar revalidar o título. No ano passado, a formação minhota conquistou o título para o país ao bater a Croácia.
O representante da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Antonis Petrous, deixou votos de sucesso a todos os atletas e deixou ainda uma palavra de confiança à FAP, na organização do evento. O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, referiu a "criação de um legado na relação entre a educação e o desporto".
A declarar como oficialmente aberto o 12.º Campeonato da Europa de Futebol Universitário, marcaram presença representantes dos atletas, dos árbitros e dos oficiais, que se comprometeram em nome de todos em cumprir com os valores do fair-play e do desportivismo.
A competição vai decorrer de 23 a 30 de julho e os jogos vão decorrer em vários estádios da cidade do Porto. Os jogos das meias-finais e final serão transmitidos em direto no site de Record, que é parceiro oficial.
FADU apontava a sete pódios na Alemanha
Competição terminou este domingo
Já Edgar Campré não finalizou o decatlo
Ginasta italiano esteve em coma induzido após queda nos Jogos Universitários
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos