Brasileiro tornou-se no mais velho de sempre a ganhar um cinturão
Glover Teixeira é um dos nomes mais icónicos da história do UFC e este sábado, no UFC 267, deixou definitivamente a sua marca na organização. Aos 42 anos, o brasileiro mostrou que a idade é um posto e não uma condicionante, conseguindo tornar-se no mais velho de sempre a conquistar um cinturão de campeão, ao derrotar o polaco Jan Blachowicz, com uma submissão ao segundo assalto.
O brasileiro, que tem um registo de carreira de 33 vitórias e 7 derrotas, vinha de seis triunfos consecutivos, o último em outubro do ano passado, quando superou Thiago Santos, mas sempre em eventos secundários da organização. O último evento principal tinha sido em 2017, quando superou Jared Cannonier no UFC 208, o que parecia indicar uma carreira em declínio. A idade não perdoa...
Ainda assim, esta madrugada não só foi campeão como deixou para trás um nome que seria em teoria bem mais favorito, já que recentemente, em março, havia superado o mediático Israel Adesanya e chegava aqui com duas defesas de título bem sucedidas. Isso de pouco chegou para Blachowicz. Glover Teixeira rapidamente assumiu o combate da luta e deu conta do recado como se fosse um jovem. E é... mas com 42 anos.
Foi o culminar de uma carreira longa, de 20 anos, que agora teve finalmente o realizar do sonho. "É bom demais, um sonho de 20 anos de quando vi a primeira fita do Royce Gracie. Disse na altura: "Vou treinar para ser campeão mundial". Entrei na academia para ser campeão do UFC, foram 20 anos de batalha, tivemos altos e baixos e agora é isso aí", disse o brasileiro ao portal Combate, numa conversa na qual garantiu que não vai ficar por aqui: "Nem vejo a idade. Os outros falam de 42 anos, mas com 42 anos estou a sentir-me bem para caramba. É alimentar-me saudável, ter disciplina total. Se queres alguma coisa, tens de dar tudo de ti".
Português dominou o brasileiro Jhonata Diniz
Lutador brasileiro formula desejo antes do UFC Rio
Paige VanZant diz ganhar, atualmente, "mais dinheiro em 24 horas do que em toda a carreira"
Lutador infringiu política antidoping do UFC
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra