Octávio Pudivitr, pugilista luso-moçambicano, de 36 anos, anunciou esta sexta-feira que vai estar inserido num dos grandes eventos de boxe do ano, agendado para dia 17 de fevereiro, na Kingdom Arena de Riade, capital da Arábia Saudita. O campeão português, 114º do ranking mundial WBA meio-pesados, irá defrontar o ucraniano Daniel Lapin, 146º mundial do mesmo ranking. É a primeira vez que um português pisa um dos maiores palcos do boxe mundial e desde logo para disputar título na principal Liga do Boxe, a WBA. Octávio vai tentar trazer para Portugal o cinto WBA Continental em meio-pesados
Este combate é parte integrante de um megaevento cujo ponto alto do cartaz será o combate entre os campeões mundiais de pesos-pesados, o inglês Tyson Fury – nº 4 do ranking – que desafia o nº 1 do mundo, o ucraniano Oleksandr Usyk. Este é um combate há muito anunciado e ansiado, mas que já foi alvo de vários adiamentos. Agora está confirmado, o frente a frente entre dois dos melhores pugilistas da atualidade a nível mundial terá lugar dia 17 de fevereiro na capital da Arábia Saudita.
Antes do prato principal da noite, a Kingdom Arena de Riade conhecerá outros combates. Entre eles, Octávio Pudivitr com Daniel Lapin, pugilista que pertence à academia de Usyk, o que deixa antever um combate de grande intensidade e espetacularidade.
Octávio Pudivitr, que divulgou esta sexta-feira à noite o evento agendado para dia 17 de fevereiro, não esconde a emoção por chegar a um palco onde até há pouco tempo apneas via pela televisão. Octávio Pudivitr, que divulgou esta sexta-feira à noite o evento, sublinhou que este "é o realizar antecipado de um sonho". "Vou estar no mesmo palco e ao lado de atletas que até há pouco tempo apenas via pela televisão, a competir na WBA que é a mais antiga e principal liga de boxe do mundo. Por isso apenas posso estar grato a todos os que me apoiaram para aqui chegar. Nada se faz sozinho, estou muito focado, muito motivado e sinto as energias boas que todos me passam para chegar cada vez mais longe. Sinto o peso que é a responsabilidade de representar Portugal, representar Moçambique e vou com muita, muita vontade, sabendo que serei o primeiro atleta português a pisar o ringue de Riade."
Pudivitr, residente no Porto, nasceu em Moçambique há 36 anos, mudou-se para Portugal aos 11 anos e depois de algumas incursões noutras modalidades de combate, como o Jiu-Jitsu, fixou-se há 5 anos no boxe, então com 31 anos. É o nº 1 em Portugal, o 114º melhor do mundo, 80º europeu e o 10º entre todos os lutadores africanos.
Octávio Pudivitr, conhecido por ‘pequeno Mike Tyson’ pela semelhança física e estilo idêntico ao do antigo campeão americano, leva 10 combates no currículo, venceu 9, sendo 4 deles por KO. O último combate foi contra o colombiano Juan Boada, 153º do ranking, teve lugar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, e a vitória valeu ao lutador luso-moçambicano o título mundial da UBO (Universal Boxing Organization). Já conta também no currículo com o título mundial da WBU (União Mundial de Boxe).
O opositor de Pudivitr em Riade, Daniel Lapin, tem 26 anos é o nº 6 do ranking da Ucrânia. Disputou até agora 8 combates, venceu-os todos, 2 deles por KO. Nasceu na Polónia, mas mudou-se ainda muito jovem para a Crimeia. Atualmente vive em Kiev.
Portugueses perderam na primeira ronda das categorias -67 kg femininos e -68 kg masculinos
Frente à cazaque Aidana Kumartayeva
De visita aos EAU, empresário encontra-se com algumas das maiores estrelas dos desportos de combate
António Salvador visitou, esta quarta-feira, o futuro 'Braga Fight Center'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN