Decisão surge após a retirada da modalidade pelo Governo da FPKM
O Comité Olímpico de Portugal (COP) vai assegurar a representação portuguesa em kickboxing nos Jogos Mundiais de Chengdu'2025, na China, que arrancam no dia 7 de agosto.
A decisão surge na sequência do facto de o Governo ter retirado o estatuto de utilidade pública, no que ao kickboxing diz respeito, à Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai (FPKM).
Relacionada
Eis o comunicado do COP:
"O Comité Olímpico de Portugal (COP) tomou conhecimento de que o despacho de renovação do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva (EUPD) da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai (FPKM), determinou o cancelamento do seu EUPD relativamente à modalidade de kickboxing, mantendo-se apenas a competência pública delegada para o muaythai.
Neste cenário, Portugal fica, consequentemente, sem entidade desportiva nacional dotada de competência pública para o kickboxing, mesmo estando três atletas portugueses – reconhecidos pela World Association of Kickboxing Organizations (WAKO), federação reguladora a nível internacional da modalidade e reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) – qualificados para os próximos Jogos Mundiais Chengdu 2025, que se realizam entre 7 e 17 de agosto.
Na defesa dos atletas, o COP decidiu integrar Sofia Oliveira, Catarina Dias e Iuri Fernandes na comitiva oficial de Portugal para Chengdu, assegurando o apoio logístico às suas participações, bem como de dois treinadores, sob a coordenação de Raul Lemos. As despesas serão asseguradas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), após a Secretaria de Estado do Desporto ter igualmente confirmado a sua solidariedade com a decisão do COP e com os atletas.
O COP felicita os jovens atletas pela sua qualificação e congratula-se por poderem competir ao serviço de Portugal, evitando que tenham de participar como representantes da WAKO sem a identificação portuguesa. Este desfecho reforça, mais uma vez, o compromisso do COP na defesa intransigente dos direitos dos atletas, mesmo em circunstâncias excecionais como estas".
Evento sai da América do Norte pela primeira vez na história
Carlos Ramjanali não tem dúvidas e anuncia uma etapa do K1 Japão em Portugal já em 2025
Portuguesa cedeu nas meias-finais ante a italiana Alessia Sturari
Lendários pugilistas voltam aos ringues em 2026 para um combate de exibição
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal