Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em qualquer desporto, além de se acompanhar o que se passa no presente e as estrelas em ascensão, há momentos em que é refrescante lembrar o passado. Especialmente quando vemos uma lenda regressar ao sítio onde foi feliz e arrastou multidões com ela. No boxe todos se levantam e ficam atentos na hora em que se fala em ‘Iron’ Mike.
Mike Tyson é o nome mais mítico da história da modalidade e o seu regresso é uma daquelas notícias que deixa um gosto especial e um enorme sentimento a nostalgia nos fãs. O lendário pugilista norte-americano, antigo campeão mundial de pesos pesados, exibiu a sua grande forma física há um mês, num vídeo publicado nas redes sociais onde se mostrava a treinar e dizia a frase: "Estou de volta".
Relacionadas
Os seguidores de Tyson ficaram a pensar num possível retorno, mas o pugilista esclareceu, num directo a partir da sua conta de Instagram, que a frase que disse não significava nada. "Significa apenas que estou aqui. Que sou capaz de fazer isto", explicou.
A verdade é que depois de muita especulação e de ter feito 54 anos (30 de junho), Mike Tyson anunciou que vai voltar ao ringue a 12 de setembro, em Los Angeles, na Califórnia. Vai defrontar Roy Jones Jr, o compatriota de 51 anos que foi intitulado de ‘lutador da década’ de 90 pela Boxing Association of America. Tyson anunciou o regresso através de um vídeo em que aparecem os dois competidores a treinar, a falar sobre o desafio e os números de ambos. Um vídeo que traz certamente boas memórias aos fãs e os deixam ansiosos para o que se avizinha.
A carreira de Mike Tyson está marcada por várias polémicas, fruto da sua personalidade controversa. Desde a primeira, que ocorreu durante a década de 1980, quando tentou subornar um segurança de um Zoo para lutar contra um gorila, até à última, em 2014 quando teve uma acesa discussão com Nathan Downer num programa de TV após o apresentador ter tocado num assunto sensível – a condenação por violação.
Mas há outras polémicas. Em 1991 foi acusado e condenado por violação da modelo Desiree Washington e em 1998 arrancou um pedaço da orelha de Evander Holyfield num combate célebre. Também lutou sob o efeito de canábis e usou um pénis falso para fugir ao controlo anti-doping. Declarou falência aos 37 anos, culpando o seu ex-empresário, e foi detido no Brasil por agressão a um fotógrafo. Demasiados casos para uma só carreira…
Voltando ao ringue, o percurso dos dois lutadores é absolutamente espantoso. Mike Tyson tem 50 vitórias em toda a sua carreira, entre elas, 44 por knockout e só 6 derrotas. Já Jones Jr. Tem 66 vitórias, entre elas, 47 por knockout e só 9 derrotas. Mike Tyson deixou de lutar em 2005, Jones lutou pela última vez em 2018.
Nunca é tarde para ver um combate mítico nunca antes visto, resta ver qual das lendas se vai apresentar em melhor forma e triunfar.
Autor: Jorge Afonso
Português em ação numa prova que volta em força à Europa pela mão de Carlos Ramjanali
Alegando abuso de poder por parte dos dirigentes
Antigo campeão mundial de pesos pesados sofreu, no final de dezembro, um grave acidente de viação na Nigéria
Pavilhão Rainha Dona Leonor acolhe competição este sábado (24 de janeiro)
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final