Atleta português conquistou título da WAKO aos 20 anos
O dia 15 de abril de 2023 ficará para sempre na memória de Ricardo Hilário. Depois da prata conquista no Campeonato do Mundo em 2021 e do bronze no Campeonato da Europa de 2022, ambas as provas supervisionadas pela WAKO, o jovem luso conquistou o título de campeão da Europa de kickboxing em K1 (54,5kg).
Ricardo Hilário, de apenas 20 anos, bateu o espanhol Albert Campos aos pontos (2-1), num combate disputado em Barcelona. Em conversa com Record, o atleta da KO Team não escondeu o orgulho pela conquista. "Foi um combate que correu bem, embora tenha sempre a sensação que pode correr melhor. Ainda não vi o combate com calma, mas do que me apercebi no ringue e do que falei com as pessoas próximas de mim, o terceiro assalto foi o único que perdi e mesmo assim foi equilibrado. Senti-me bem no combate, quando fui ao canto após o primeiro assalto senti que tinha ganho esse mesmo assalto. Ele entrou mais pressionante no segundo assalto porque também sentiu que eu tinha ganho o anterior e esse aspeto foi importante", vincou, explicando depois onde esteve o segredo do triunfo: "Fui mais eficiente nos golpes, ele bateu mais, mas eu fui mais efeitivo. Para além disso, usei bem os low kicks, ele não me defendeu e eu defendi bem a maior parte dos low kicks com que ele me bateu. Ele bateu mais na guarda e eu fui mais efetivo".
Após a sua primeira grande conquista no mundo do kickboxing, Ricardo Hilário deu ênfase à ambição que tem em continuar a fazer bons resultados. "É um título profissional a nível europeu, é sempre difícil dizer que estava à espera até porque o adversário tinha muito qualidade. No entanto, entro sempre no ringue para ganhar. Ambicionava isto desde que entrei na modalidade, até porque o João Diogo [treinador] tem os títulos de campeão do Mundo e da Europa lá no ginásio. Ter um título que ele também conquistou é um motivo de orgulho. Acredito que esta conquista me vai abrir mais portas e que vou poder lutar com mais bons atletas. Quero sentir que estou ao nível dos melhores, tal como senti agora. Felizmente ganhei e sinto que estou no sítio certo. Para além disso, quero ganhar, como é óbvio".
Na madrugada de sábado para domingo
Lutador admite que não gosta de fazer drama nestes momentos
Atleta do Sporting entra em ação na categoria meio-pesado
Evento realiza-se de 4 a 6 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam