Embate vai-se realizar em Filadélfia
O angolano Uisma Lima vai disputar o título interino da Associação Mundial de Boxe (WBA, na sigla inglesa), perante o norte-americano Jaron Ennis, nos Estados Unidos, em 11 de outubro, confirmou o pugilista, através da rede social Instagram.
"Em jogo, está a defesa do meu IBO World e a oportunidade de lutar pelo WBA. É o maior desafio da minha carreira. Preparei-me a vida inteira para este momento", escreveu o boxeur nascido em Luanda e radicado no Porto desde os oito anos, numa nota publicada na noite de segunda-feira.
O lutador, de 32 anos, ocupa o 10.º lugar no ranking da categoria de peso super meio-médio (66,7 a 69,9 kg) na plataforma informal BoxRec e vai defrontar um adversário de 28 anos, que lidera o ranking de meio-médio (63,5 a 66,7 kg), com um registo de 34 vitórias em 34 combates, e que se vai estrear na categoria de peso imediatamente acima.
O embate vai-se realizar em Filadélfia, cidade de onde é natural Jaron Ennis, no Wells Fargo Center, recinto que, por exemplo, acolhe os Philadelphia 76ers, da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), e que já serviu de palco a dois combates do adversário de Uisma Lima, em 2024.
Quem vencer o duelo garante um título segundo os parâmetros da WBA e também o acesso ao combate que decide o título de campeão do mundo de peso super meio-médio da organização.
Com um historial de 14 vitórias e uma derrota, o pugilista ligado ao Vitória de Guimarães desde 2023 já conquistou o título intercontinental da Federação Internacional de Boxe (IBF, na sigla inglesa), em 06 de abril de 2024, em Berlim, e o título da Organização Internacional de Boxe (IBO, na sigla inglesa), em 12 de dezembro de 2024, em Toronto.
O angolano, com processo de aquisição de nacionalidade portuguesa em curso, defendeu com sucesso o título da IBO em 31 de maio, ao derrotar, em Joanesburgo, o pugilista sul-africano Shervantaigh Koopman.
O evento de 11 de outubro tem o selo da WBA, considerada uma das quatro principais organizações de boxe profissional a nível mundial, a par da IBF, da Organização Mundial de Boxe (WBO) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
Evento sai da América do Norte pela primeira vez na história
Carlos Ramjanali não tem dúvidas e anuncia uma etapa do K1 Japão em Portugal já em 2025
Portuguesa cedeu nas meias-finais ante a italiana Alessia Sturari
Lendários pugilistas voltam aos ringues em 2026 para um combate de exibição
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma