Ricardo Brancal, Manuel Ramos, Corentin Gatignol e Ariana Ribeiro na Áustria
Portugal participa nos Mundiais de esqui alpino com quatro representantes, em slalom e slalom gigante, com a competição interna por uma vaga nos Jogos Olímpicos de inverno, em masculinos, e a contínua evolução como principais objetivos.
Ricardo Brancal, Manuel Ramos, Corentin Gatignol e Ariana Ribeiro representam Portugal nestes campeonatos, com Ramos, Gatignol e Ribeiro em slalom e slalom gigante e Brancal apenas no slalom, arrancando a participação na quarta-feira.
Este último, de resto, é o mais experiente do grupo, sabendo aliás o que é marcar presença em Jogos Olímpicos, com participação em Pequim'2022. Do outro lado, Corentin Gatignol estreia-se em Mundiais, a que Ariana Ribeiro e Manuel Ramos já tinham chegado.
Portugal participa nas disciplinas técnicas, depois da velocidade ter ocupado a primeira semana em Saalbach, na Áustria, e terá participação praticamente garantida nas finais, faltando saber, entre os masculinos, quem será o atleta que lá estará.
"O Ricardo já tem uma série de Mundiais, o Manuel tem uma participação, o Corentin estreia-se e a Ariana também já esteve numa edição anterior. A ideia é melhorar um pouco o resultado, mas não tem tanto a ver com a classificação, se são top 50 ou top 30. Tem a ver com a qualidade dos inscritos", nota, em entrevista à Lusa, o selecionador nacional, Sérgio Figueiredo.
O técnico lembra que nas provas de slalom costumam partir cerca de 100 esquiadores, com Portugal a ter resultados na zona de meio da tabela, e é "pelo menos nesse nível" que se esperam os resultados lusos.
A um ano dos Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina2026, Figueiredo lembra que os portugueses não têm os resultados em Mundiais como importantes para a qualificação olímpica, realizada sobretudo "em provas paralelas, de menor dificuldade, que permitem outros resultados".
"Entre eles, é uma oportunidade de se baterem com os melhores, e de se compararem entre eles. Só teremos, em princípio, uma vaga olímpica, e estão aqui três atletas a disputarem essa quota", acrescenta.
O selecionador vê esta, então, como "uma espécie de competição interna para chegar à vaga olímpica", que será só uma, uma vez que os pontos de ranking necessários para Portugal "poder ter duas ainda estão distantes".
Ariana Ribeiro, de 19 anos, disputa a qualificação de slalom gigante na quarta-feira, tendo em vista a final, a disputar no dia seguinte, quando entram em prova Ricardo Brancal, de 28, Manuel Ramos, de 22, e o estreante Corentin Gatignol, de 19, cuja final está agendada para sexta-feira.
A qualificação do slalom no feminino está marcada para sexta-feira e a final para sábado, dia em que os homens disputam o lugar na final de domingo, que encerra os Mundiais em Saalbach.
A 48.ª edição dos Campeonatos do Mundo de esqui arrancou na terça-feira e termina no próximo dia 16 de fevereiro.
Jovem atleta luso-belga de 12 anos tem vindo a afirmar-se como uma figura em ascensão na modalidade
Encontro decorre em Vilamoura
Margot Simond tinha 18 anos
Esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United