Italiana Federica Brignone transportada de helicóptero para hospital em Trento
Era para ser a última semana de competição da melhor época da sua carreira. As celebrações terminaram abruptamente para a recém-coroada campeã da Taça do Mundo de esqui, Federica Brignone, quando partiu vários ossos da perna esquerda durante um acidente de slalom gigante nos campeonatos italianos nesta quinta-feira, a 10 meses antes dos Jogos Olímpicos em casa.
Brignone era a líder da corrida na estância de esqui de Lusia, em Val di Fassa, mas na sua segunda corrida embateu num portão e perdeu o controlo, o que a levou a cair e a embater no portão seguinte. Foi transportada de helicóptero para um hospital em Trento.
Segundo a Federação Italiana de Desportos de inverno, Brignone foi diagnosticada com fracturas múltiplas no planalto tibial e no fíbula. A Federação Italiana de Desportos de inverno informou que Brignone será transferida para um hospital em Milão "para a realização de exames de raios X e para estabelecer um calendário para a cirurgia".
Brignone, que venceu o slalom gigante nos campeonatos do mundo em fevereiro, também ganhou 10 corridas da Taça do Mundo em três disciplinas diferentes (cinco slaloms gigantes, três super-Gs e duas descidas) esta época.
Uma dessas vitórias na Taça do Mundo foi num super-G na pista Olympia delle Tofane, em Cortina, que acolherá o esqui feminino nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em fevereiro próximo - a primeira vitória da sua carreira nesse local.
Espera-se que Brignone seja uma das estrelas da casa nos Jogos de Milão-Cortina. Mas a italiana de 34 anos enfrenta uma corrida para recuperar a tempo.
Ainda é demasiado cedo para estabelecer um calendário sobre quando ou se Brignone poderia regressar. Esta época, tornou-se a mulher mais velha a vencer uma corrida da Taça do Mundo.
AUTOR: ANDREW DAMPF, AP
Português procura somar pontos para poder aspirar à qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno
Taça do Mundo em Calgary, no Canadá
Na prova de 'mass start' da Divisão B
Na prova de 1.500 metros, em Salt Lake City
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam