Voltou ao pódio numa etapa da Taça do Mundo e passa a ser a mais velha de sempre a fazê-lo
É habitual dizer-se que "quem sabe, nunca esquece" e a norte-americana Lindsey Vonn é mais uma prova da validade dessa frase feita. E nem mesmo o hiato de cinco anos, em que esteve totalmente alheada do desporto de alto nível, a fez perder a capacidade inata que a tornou numa das melhores de sempre do esqui alpino.
Este fim de semana, para lá de ter brilhado ao subir ao pódio do Super-G na etapa da Taça do Mundo de Sun Valley, no Idaho - com um segundo posto, apenas atrás de Lara Gut-Behrami -, a veterana norte-americana escreveu ainda uma incrível página de história, ao tornar-se na mais velha de sempre a ficar nos três primeiros postos de uma etapa da competição. Fê-lo aos 40 anos e 5 meses, autenticamente pulverizando o anterior registo, que estava fixado em 34 anos e quase 9 meses por Alexandra Meissnitzer desde 2008....
"Costumo render melhor quando há pressão. Esta é provavelmente a última prova da temporada e limitei-me a dar tudo. É este o meu nível, até acho que posso fazer melhor. Foi uma época difícil, a ouvir pessoas a dizer que não podia fazê-lo, que sou muito velha, que já não sou boa o suficiente. Acho que mostrei-lhes totalmente o oposto", disse à NBC Sports a norte-americana, que tem no seu currículo 82 vitórias na Taça do Mundo e ainda um ouro olímpico no downhill.
Agora, 'desbloqueado' este feito, Vonn não esconde a ambição de estar em Milão-Cortina, nos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano. "O que consegui hoje [ontem] significa tudo para mim. É esta a estrada que quero seguir para Cortina", declarou a veterana, que é neste momento a terceira melhor norte-americana no ranking do downhill e a segunda no Super-G. Posições importantes que lhe garantem, em teoria, a chamada, até porque os Estados Unidos podem levar até 4 esquiadoras por especialidade.
Se for a Cortina, Vonn voltará a uma pista que bem conhece, já que foi lá que venceu 12 das suas 82 provas da Taça do Mundo (é a detentora de mais vitórias nesse recinto), e também já tem um futuro definido para a etapa seguinte: o adeus... agora de vez.
Jovem atleta luso-belga de 12 anos tem vindo a afirmar-se como uma figura em ascensão na modalidade
Encontro decorre em Vilamoura
Margot Simond tinha 18 anos
Esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United