Foi a primeira vez que o nosso país participou numa prova por equipas
Portugal terminou, este domingo, a prova de qualificação de sprint clássico por equipas na última posição no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, em Planica, na Eslovénia.
José Cabeça, eborense de 26 anos, foi o primeiro da formação lusa a competir, com o dorsal 34, e terminou com o penúltimo tempo, em 67.º, enquanto o outro português, Filipe Cabrita, algarvio de 43 anos, chegou à meta na última posição, em 68.º.
Esta foi a primeira vez que Portugal participou numa prova por equipas, com dois atletas melhores nas competições de fundo, mas que, na qualificação do sprint clássico, na quinta-feira, conseguiram melhorar as suas marcas em relação ao último Mundial.
Na qualificação por equipas, a favorita Noruega cumpriu as expectativas e o campeão Johannes Hoesflot Klaebo cortou a meta em 2.39,2 minutos, com o companheiro de equipa, Pall Goldberg em segundo, a demorar mais 2,9 segundos e o checo Michal Novak a terminar com mais 3,8 segundos.
Na final, Klaebo pode tornar-se o primeiro homem a conquistar três títulos mundiais no sprint por equipas.
O italiano Frederico Pellegrino, com três medalhas em campeonatos do mundo no sprint por equipas, uma de prata e duas de bronze, qualificou-se para a final com o quarto melhor tempo, a 4,1 segundos de Klaebo.
Numa prova para a qual o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Flávio, alertava não poder "aspirar a resultados", por ser a primeira participação e os dois atletas lusos estarem vocacionados para as distâncias, José Cabeça fez o percurso em 3.44,6 minutos, a 1.05,4 do primeiro, e Filipe Cabrita em 4.03,1, mais 1.23,9 do que o norueguês.
À final passam as 15 equipas com os melhores tempos, após a soma dos resultados dos dois atletas, e Portugal terminou hoje a sua participação em Planica, depois de José Cabeça e Filipe Cabrita terem competido também nos 10 km estilo livre e no sprint clássico, provas em que melhoraram os resultados comparativamente a Oberstdorf2021.
O Campeonato do Mundo de esqui nórdico decorre até 5 de março em Planica, na Eslovénia.
Português procura somar pontos para poder aspirar à qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno
Taça do Mundo em Calgary, no Canadá
Na prova de 'mass start' da Divisão B
Na prova de 1.500 metros, em Salt Lake City
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam