Red Bull Basement: robot BinBot é a aposta de Portugal para a Final Mundial

Foto: João Ferreira | Red Bull Content Pool
Foto: João Ferreira | Red Bull Content Pool
Foto: João Ferreira | Red Bull Content Pool

1/3

Tóquio recebe decisão. Manuel Santos e Frederico Cerqueira defendem as cores nacionais

O BinBot - um robot alimentado por energia solar - pode ser a solução de futuro para manter as cidades mais limpas. Esta é a proposta portuguesa para a sexta edição do Red Bull Basement, cuja final mundial decorre em Tóquio de 2 a 5 de dezembro. Manuel Santos e Frederico Cerqueira são a dupla de empreendedores escolhidos para representar Portugal na competição, que conta este ano com 40 países dos cinco continentes.

Com a sexta edição a decorrer, o Red Bull Basement nasceu da ambição de realizar projetos capazes de impactar positivamente a sociedade e para dar asas a ideias empreendedoras, tendo como meta a melhoria da qualidade de vida e a inovação suportada por tecnologia de ponta.  

PUB

Portugal volta a marcar presença na competição, que envolve em 2024 um total de 40 países dos cinco continentes. Depois de analisados centenas de projetos inovadores, a decisão do júri recaiu sobre a dupla Manuel Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) e Frederico Cerqueira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) com o projeto BinBot. Trata-se de um ecoponto robotizado autónomo, que opera a energia solar e pode ser a solução de futuro para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos. Partindo deste conceito disruptivo, a equipa desenvolveu um plano de negócios completo com a ajuda de uma ferramenta de Inteligência Artificial.

Os inventores do BinBot confessam estar "muito felizes e entusiasmados por representar Portugal na final mundial do Red Bull Basement com o seu projeto", acrescentando que esperam "conseguir adquirir o máximo de conhecimento e experiência necessária para levar o BinBot ao próximo patamar, contribuindo para tornar as cidades mais limpas e o mundo mais verde!".

Agora a equipa terá até 1 de dezembro para desenvolver o seu projeto que será apresentado na final mundial do Red Bull Basement, que decorre de 2 a 5 de dezembro, em Tóquio, no Japão. Os vencedores globais vão ver o seu esforço recompensado por um prémio único: um programa de desenvolvimento intensivo de três semanas em Silicon Valley e Los Angeles (em parceria com a Plug and Play VC). Esta edição da competição conta também com uma estreita colaboração com a Microsoft e a AMD. 

PUB

Na última edição, o concurso envolveu mais de quatro mil projetos à escala global, acabando a vitória nas mãos de Brinlee Kidd e Sylvia Lopez (Universidade do Arizona, EUA), que criaram uma plataforma de estudo inovadora. Portugal esteve representado por uma dupla de alunos do mestrado de Gestão de Empresas do ISCTE, que apresentaram em Istambul uma ideia que parte de simples borras de café para impulsionar a economia circular, contribuindo para um caminho mais sustentável e amigo do ambiente.

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Desportos Radicais Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB