Foi o segundo melhor resultado de um português em Mundiais de elite
O português Gonçalo Bandeira foi este domingo o 31.º classificado nos campeonatos do mundo de downhill, em França, o segundo melhor resultado de um português em Mundiais de elite, após o 24.º lugar de Francisco Pardal em 2018.
O corredor da seleção lusa fez a descida em 3.31,475 minutos, mantendo-se com um dos melhores registos durante grande parte da corrida, mas terminou na 31.ª posição entre 81 participantes, gastando mais 10,997 segundos do que o vencedor da camisola arco-íris, o francês Loic Bruni.
Num pódio totalmente composto por corredores da seleção da casa, o segundo classificado foi Amaury Pierron, a 2,581 segundos do vencedor, e o terceiro foi Loris Vergier, a 3,386.
O selecionador nacional, Pedro Vigário, considerou, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que "o Gonçalo fez uma boa corrida e conseguiu um dos melhores resultados de sempre para Portugal nesta disciplina. Ainda é jovem e a indicação que aqui deu hoje é a de que tem um grande futuro na modalidade".
Hoje também se disputou a final júnior de downhill, com dois portugueses entre os participantes, ambos estreando-se em campeonatos do mundo. Henrique Ferreira foi o mais rápido dos portugueses, ocupando a 45.ª posição, com 4.11,634, mais 43,310 segundos do que o britânico Jordam Williams, que conquistou a medalha de ouro. Matias Camacho foi o 52.º, a 1.04,835 minutos do vencedor.
"Os nossos juniores já tinham cumprido o objetivo, que era qualificarem-se para a final. Hoje queriam fazer melhor e ficaram algo aborrecidos com alguns erros que cometeram, mas são falhas normais em atletas tão jovens na sua primeira experiência internacional a este nível. Faço um balanço muito positivo da prestação dos dois", afirmou Pedro Vigário.
Os campeonatos do mundo de BTT terminam no domingo, e Portugal terá representantes nas provas sub-23 de cross country olímpico (XCO), com Raquel Queirós e João Cruz.
Britânico impôs-se ao seu compatriota Charlie Aldridge
A prova foi vencida pela seleção de Itália
Organização espera 600 corredores e 16 mil visitantes, entre 23 e 27 de julho
Prova decorre de 26 de agosto a 2 de setembro em Pal Arinsal
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United