Com os treinos a decorrer no sábado (5 de julho), a competição tem o seu auge no domingo
Depois do sucesso do Portugal Pro Waterski, o Ski Náutico estará este domingo de regresso às águas da barragem do Carril, em Tomar. A competição reúne a elite deste desporto espetáculo e consagra os Campeões Nacionais de Slalom e Figuras nas várias categorias.
O Ski Náutico português viveu recentemente um dos seus momentos altos, com a passagem pelo nosso país do Portugal Pro Waterski, a primeira etapa do Circuito Mundial por terras lusas. Ainda com a inspiração das grandes estrelas internacionais a dar espectáculo nas águas espelhadas da barragem do Carril, em Tomar, chega agora o momento de discutir os títulos nacionais da modalidade.
Com os treinos a decorrer durante o dia de sábado (5 de julho), a competição tem o seu auge no domingo (6 de julho), a partir das 10 horas da manhã, com a disputada das rondas de qualificação e finais do Campeonato Nacional de Ski Náutico. Cerca de três dezenas de atletas masculinos e femininos dos vários escalões etários estão inscritos na prova.
A competição decorre sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, contando com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e tem lugar num paraíso para a prática do Ski Náutico descoberto recentemente: a Barragem do Carril, situada a escassos quilómetros da cidade de Tomar. Protegido do vento por encostas altas e florestas, o plano de água tem cativado a elite desta modalidade espectáculo. Destaque para a presença dos Campeões Nacionais João Simplício (Ski Clube da Quinta Grande) e Afonso Morna (The Water Ski Academy), que vão defender os títulos de Slalom e Figuras.
Para Vasco Trindade, organizador do evento (Associação Ski & Wake FPM), “a expectativa é grande e os atletas estão muito motivados, pois vão competir no mesmo cenário onde se realizou há dias o Circuito Mundial de Ski Náutico”.
Praticado em planos de água espelhada, o Ski Náutico é um dos mais clássicos desportos aquáticos, estando a sua prática muito associada a barragens e lagos. Tudo começou nos Estados Unidos da América, quando Ralph Samuelson decidiu experimentar um modelo inovador de esquis sobre a água, recorrendo à elevada potência de um barco a motor. A American Water Ski Association nascia em 1939, impulsionando o desenvolvimento de uma modalidade que se foi espalhando aos poucos por todo o mundo. Portugal não é exceção e o entusiasmo continua firme entre uma comunidade que se tem vindo a renovar.
Na primeira ronda, Madu Teixeira tinha sido 55.º e Marina Simão 44.º, ambos fora dos quartos de final
STU Pro Tour, que teve em Rayssa Leal a principal figura, dá que falar pelas piores razões
Mafra recebeu evento
Depois do sucesso dos West Games, Mafra volta a estar no centro das atenções
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom