Governante esteve no lançamento da campanha "Não ao racismo no desporto"
A campanha "Não ao racismo no desporto", que esteve prevista para arrancar em 2019 e foi adiada devido à pandemia, foi esta quinta-feira apresentada, na Marinha Grande, pelo secretário de Estado do Desporto. Numa manhã preenchida na Escola Guilherme Stephens, e no Dia Internacional do Judo, João Paulo Rebelo vestiu o kimono e alinhou ao lado dos praticantes do Judo Clube da Marinha Grande, clube ao qual entregou a Bandeira da Ética, garantindo que a pandemia "adiou o lançamento da campanha, mas não travou os princípios subjacentes à iniciativa".
"Queremos combater o racismo no desporto e defender os valores supremos do desporto, onde reina a solidariedade, o espírito de equipa, o saber ganhar e perder e o fair play", frisou o governante, agradecendo aos embaixadores da campanha, entre os quais Jorge Pina, Nuno Delgado, Mónica Jorge e Jorge Fonseca, por "serem capazes de evidenciar as boas práticas e inspirar as crianças para os verdadeiros valores do desporto".
Relacionada
Esta iniciativa, resulta de uma parceria entre o IPDJ e a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e, para João Paulo Rebelo, torna-se essencial para ajudar a "erradicar os maus exemplos". "Por ainda haver comportamentos indevidos é que temos de agir e foi nesse sentido que, de resto, alterámos a lei da violência do desporto", notou o secretário de Estado do Desporto, valorizando, ainda, a aposta que o Governo desenvolveu na promoção do desporto escolar.
"Há sempre muito por fazer, mas hoje temos mais jovens envolvidos do que tínhamos há cinco anos. O desporto escolar pretende oferecer aos jovens a experimentação das mais diversas modalidades desportivos", notou o responsável, para quem o país será "rico do ponto de vista desportivo se formos bons em várias e diversas modalidades e não apenas no futebol ou noutra modalidade".
Foto: Paulo Henriques
Grande Prémio de Portugal estará de regresso em 2027 e 2028
"É bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel", atira
Poste português está a fazer a sua melhor época
O custo para receber as corridas no Autódromo de Portimão deverá ficar abaixo dos 50 milhões
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'