Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Futebol é o caso mais sonante, mas todas foram afetadas
Já não há volta a dar. Os efeitos do surto do coronavírus já se sentem em praticamente todo o desporto nacional, afetando provas de praticamente todas as modalidades. Das mais mediáticas, como o futebol, às de menor nomeada, já praticamente todas anunciaram medidas que visam ajudar a combater uma epidemia que se tem alastrado de forma bastante rápida um pouco por todo o mundo.
O caso mais sonante, conforme dissemos acima, passa pelo futebol, que viu esta terça-feira a Liga Portugal anuncia a disputa de todos os encontros dos campeonatos profissionais à porta fechada. Além dos jogos dos dois principais escalões disputados à porta fechada, também os jogos das competições nacionais de futsal vão ser disputadas sem público, e foi ainda determinado que "os jogos das provas nacionais seniores não-profissionais de futebol não poderão ter mais de cinco mil pessoas nas bancadas".
Relacionadas
As principais decisões no futebol:
Liga NOS e 2.ª Liga: Jogos das 25.ª jornadas, a disputar entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16) realizam-se à porta fechada
Campeonato de Portugal e Liga Revelação: os jogos das provas nacionais seniores não-profissionais de futebol não poderão ter mais de 5 mil pessoas nas bancadas, no cumprimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde. Na Liga Revelação, refira-se,
Campeonato de futsal: todos os jogos das competições nacionais decorrem à porta fechada;
Escalões de formação de futebol e futsal: suspensas todas as provas nacionais entre 14 e 28 de março;
Ainda no futebol, há a referir a decisão da seleção italiana em abandonar a Algarve Cup um dia antes da final da prova. Noutro âmbito, foram vários clubes e instituições a anunciarem a decisão de suspender a sua atividade por este surto, destacando-se os casos do Rio Ave, do Dragon Force ou do V. Guimarães. Já Benfica anunciou um plano de contingência, que passa pela suspensão de várias atividades.
Atletismo
A semana já tinha começado com o anúncio de segunda-feira por parte da RunPorto do adiamento da Meia Maratona de Braga e de outras duas provas, seguindo-se durante esta terça-feira os adiamentos também da Meia Maratona de Lisboa e também da Corrida do Benfica. Outras provas foram afetadas, como a Taça da Europa de Lançamentos, a disputar em Leiria, onde não estará presente a seleção italiana. Do dia de hoje, mas lá de fora, chegam as notícias do cancelamento da Meia Maratona de Nova Iorque e o adiamento da de Madrid.
A FPB anunciou a "realização dos jogos das competições de seniores à porta fechada" por um período indeterminado, ao passo que as "competições nacionais e regionais dos escalões de formação e de todas as atividades de minibasquete" estarão suspensas "entre os dias 11 de março e 3 de abril de 2020".
Ciclismo
A primeira prova afetada pelo coronavírus é a Volta ao Alentejo, que deveria realizar-se na próxima semana, ao ser anunciado o cancelamento.
Os jogos dos escalões de formação foram todos suspensos e as partidas de equipas seniores contarão com limitação no número de pessoas presentes nos pavilhões. Segundo nota da Federação "lotação dos pavilhões limitada a 50% da sua capacidade máxima, até um limite de 1000 pessoas no total, incluindo atletas, dirigentes, técnicos, staff de apoio às equipas, equipa de arbitragem e delegados técnicos, representantes federativos/associativos, direções e órgãos sociais das equipas, forças de segurança e proteção, equipas de limpeza e de apoio ao funcionamento das instalações, órgãos de comunicação social e público." Neste âmbito o Benfica-FC Porto agendado para este sábado na Luz será um dos duelos afetados.
Râguebi
O encontro Espanha-Portugal, da quinta e última jornada do Europe Championship de râguebi, agendado para 15 da março, em Madrid, vai ser jogado à porta fechada.
Ténis de Mesa
A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa anunciou os cancelamentos do Torneio Transmontano (14 e 15 de março) e o do Torneio Internacional "Cidade da Póvoa de Varzim" (21 e 22 de março).
As divisões nacionais de masculinos e femininos seniores vão ser disputados à porta fechada já a partir da próxima jornada. Nesta medida entra também a 'final four' da Taça de Portugal masculina, marcada para Gondomar em 21 e 22 de março.
Depois de vencer os franceses do Merignac, por 7-2, na segunda mão dos quartos de final
Patrícia Silva vence os 800 metros em França
Seleção não depende apenas de si para estar na luta pelas medalhas no Europeu
Apesar de uma saída de estrada ter obrigado o piloto sueco, de 24 anos, a cortar uma vedação
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Subdiretor de Record revela novos dados sobre a situação no programa 'Mercado Now'