Histórico: Miguel Oliveira vence a sua primeira corrida de MotoGP

Piloto português impôs-se no GP Estíria após um final de loucos

A carregar o vídeo ...
Veja a ultrapassagem na última curva que colocou Miguel Oliveira na história

Classificação do Mundial

1.º Fabio Quartararo (França), Yamaha, 70 pontos

2.º Andrea Dovizioso (Itália), Ducati, 67 pontos

3.º Jack Miller (Austrália), Suzuki, 56 pontos

(...)

9.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, 43 pontos

Classificação da corrida

1.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, 16.56,025 minutos

2.º Jack Miller (Austrália), Suzuki, a 0,316 segundos 

3.º Pol Espargaró (Espanha), KTM, a 0,540 segundos

"Estou muito emocionado, há tanto que quero dizer... Mas obrigado a todos os que acreditam em mim, há tantas pessoas que me lembro. A família, a equipa, os patrocinadores, os portugueses... Sim! Somos os melhores. Obrigado pelo apoio! Fizemos história, pelo país! Estou muito feliz por ter sido aqui, em casa da KTM, obrigado a todos", disse Miguel Oliveira, que além dos pontos ganhou também um carro.

Está felicíssimo o piloto português, que encontra uma bandeira portuguesa e com ela dá uma volta à pista.

Que emoção, que corrida impressionante! Miguel Oliveira venceu o GP Estíria, é o primeiro triunfo da sua carreira em MotoGP. Uma última volta incrível, com o português em bom ritmo a mostrar inteligência, astúcia e muita perícia. Totalmente merecido, sobretudo depois do que aconteceu na semana passada.



Está felicíssimo o piloto português, que encontra uma bandeira portuguesa e com ela dá uma volta à pista.
Que emoção, que corrida impressionante! Miguel Oliveira venceu o GP Estíria, é o primeiro triunfo da sua carreira em MotoGP. Uma última volta incrível, com o português em bom ritmo a mostrar inteligência, astúcia e muita perícia. Totalmente merecido, sobretudo depois do que aconteceu na semana passada.

Está felicíssimo o piloto português, que encontra uma bandeira portuguesa e com ela dá uma volta à pista.

Que emoção, que corrida impressionante! Miguel Oliveira venceu o GP Estíria, é o primeiro triunfo da sua carreira em MotoGP. Uma última volta incrível, com o português em bom ritmo a mostrar inteligência, astúcia e muita perícia. Totalmente merecido, sobretudo depois do que aconteceu na semana passada.

12/12 - Erro de Dovizioso, o português tem agora Joan Mir nas costas. Espargaró perde a liderança, as três motos (Espargaró, Miller e Oliveira) ficam juntas nos últimos metros e o português adianta-se, vencendo inacreditavelmente a corrida!

11/12 - O português roda a bom ritmo e defende-se dos ataques de Dovizioso. O português tem Jack Miller à frente. 

10/12 - Miguel Oliveira cerra os dentes e faz de tudo para se aguentar na 3.ª posição; na frente Pol Espargaró mantém-se no comando.

9/12 - Andrea Dovizioso persegue Miguel Oliveira na luta pelo terceiro lugar; Joan Mir cai para a 5.ª posição.

8/12 - Brad Binder comete um erro, sai de pista e perde muitas posições; Pol Espargaró assume a liderança e Miguel Oliveira está colado à traseira de Jack Miller.

7/12 - Miguel Oliveira está a ser atacado por Joan Mir, mas o português defende-se bem! A KTM tem duas motos em lugares do pódio!

6/12 - Miguel Oliveira passa Joan Mir e é terceiro! Que corrida emocionante, o piloto português está à beira de fazer história! Há muito sofrimento na boxe da equipa.

5/12 - Pol Espargaró sobe ao segundo lugar e agora Miguel Oliveira tem Joan Mir à sua frente. Jack Miller lidera.  

4/12 - Miguel Oliveira fez a volta mais rápida, está endiabrado o português! Atrás do piloto da Red Bull KTM Teck3 está a Ducati de Andrea Dovizioso, que venceu neste circuito há uma semana.

3/12 - Será que o português vai alcançar o seu primeiro pódio na categoria rainha? 'Só' tem de passar Pol Espargaró para ser terceiro! Na frente Jack Miller continua na liderança.

2/12 - Brad Binder está atrás de Miguel Oliveira e ultrapassa o português, que cai para quinto. Mas o sul-africano comete um erro e o português recupera a quarta posição.

Os pilotos saem para a volta de aquecimento.

Os pilotos dirigem-se para a grelha de partida. As posições vão ser definidas pela classificação à 16.ª volta; Miguel Oliveira sai da 7.ª posição.

O pit lane volta a abrir às 13h35. A corrida vai ter 12 voltas.

O 'air fence' na curva 1 ficou danificado e vai ser preciso repará-lo. Viñales atirou-se para o chão a 227 km/h, a moto seguiu sozinha e acabou por se incendiar junto ao 'air fence'.

17/28 - A Yamaha de Maverick Viñales está a arder! O piloto espanhol parece que ficou sem travões e foi obrigado a saltar em andamento da moto. A corrida vai ser interrompida!

16/28 - Nakagami sobe ao segundo lugar, mas Jack Miller responde e recupera a segunda posição. O japonês insiste e consegue cimentar-se no segundo posto.

15/28 - Miguel Oliveira tem novamente Brad Binder à sua frente, é o homem a bater para o português subir ao sexto lugar. Na frente Joan Mir continua a rodar a bom ritmo.

14/28 - Viñales parece estar com problemas, o espanhol tem vindo a perder muitas posições. Pol Espargaró aguenta-se na quarta posição, com Alex Rins nas costas. Entretanto, Oliveira passa Dovizioso.

13/28 - Brad Binder passa por Andrea Dovizioso e sobe a sexto; Miguel Oliveira ainda é 8.º e tem agora o italiano à sua frente.

12/28 - A KTM tem quatro motos entre os 10 primeiros, incluindo a de Miguel Oliveira. 

11/28 - O trio da frente segue imparável, mas Joan Mir vai perdendo terreno para Jack Miller. Miguel Oliveira continua em 8.º.

10/28 - Miguel Oliveira passa Brad Binder e Maverick Viñalez, sobe a 7.º, mas o sul-africano da KTM recupera e relega o português de novo para o 8.º lugar. Viñalez vai perdendo posições. 

9/28 - Pol Espargaró e Alex Rins perdem tempo para os três primeiros; Miguel Oliveira faz de tudo para recuperar a 7.ª posição.

8/28 - Oliveira vai conseguindo distanciar-se de Valentino Rossi e tem os olhos postos na moto de Brad Binder; na frente Joan Mir lidera mas a diferença para Jack Miller está longe de ser confortável.

7/28 - Miguel Oliveira continua em 9.º, com Valentino Rossi na peugada. Pol Espargaró recupera o quarto lugar.

6/28 - Joan Mir passa para a frente da corrida, Jack Miller é segundo e Nakagami terceiro. Espargaró aguenta-se como pode, mas acaba por perder a quarta posição para Alex Rins.

5/28 - Oliveira é 'atacado' por Brad Binder e cai para a 9.ª posição; na frente tudo na mesma.

4/28 - Nakagami passa Joan Mir e é agora segundo, mas o homem da Suzuki responde e reassume a posição. Miller segue na liderança. 

3/28 - Johann Zarco, que largou do pit lane, é último; Alex Rins pressiona Pol Espargaró pela quarta posição e Miguel Oliveira continua em 8.º.

2/28 - Miguel Oliveira cai para 8.º, tem agora Maverick Viñales à frente e Valentino Rossi nas costas. Na frente estão Jack Miller, Joan Mir e Nakagami.

1.ª de 28 voltas - Bom arranque de Joan Mir, que assume a liderança mas é ultrapassado por Jack Miller; Miguel Oliveira defende-se bem e segura o 7.º lugar. Espargaró cai para quarto.

Começa a corrida!



Começa a corrida!

12h57 - Os pilotos saem para a volta de aquecimento.

12h55 - Arranca o safety-car.

12h42 - Marc Márquez, o campeão do Mundo em título, que se encontra lesionado, deixou uma mensagem aos fãs.

12h40 - Os pilotos já estão em pista.

12h11 - O espanhol Jorge Martin venceu a corrida de Moto2 mas perdeu a primeira posição depois de ter sido sancionado por ultrapassar os limites da pista. Ganhou o italiano Marc Bezzecchi. 

11h33 - O italiano Celestino Vietti ganhou esta manhã a corrida de Moto3.

- No warm up desta manhã Miguel Oliveira foi 18.º. Saiba mais aqui.

- A corrida terá 28 voltas à pista, num total de 120,9 quilómetros.

- O GP Estíria vai ser disputado no circuito de Spielberg, uma pista com 4,3 quilómetros, três curvas para a esquerda e sete para a direita. A reta mais longa mede 626 metros.

- Fabio Quartararo lidera o Mundial (67 pontos), seguido por Andrea Dovizioso (56) e Maverick Viñales (48). Oliveira é 14.º (18). 

- A pole position foi para Pol Espargaró (KTM), que a seu lado na primeira linha da grelha terá o japonês Takaaki Nakagami (Honda) e o espanhol Jack Miller (Suzuki). É a primeira 'pole' do espanhol e da KTM.

- "No geral, foi um dia positivo. Fizemos uma terceira sessão de treinos livres muito boa e também uma superquarta sessão, com um ritmo de corrida muito forte. Na qualificação dei o meu melhor", sublinhou o piloto português. "A terceira linha da grelha é um bom ponto de partida, melhor do que na semana passada."

- Miguel Oliveira, que se qualificou para a Q2 pela terceira vez na carreira, foi 8.º na qualificação, mas galgou uma posição na grelha porque Johann Zarco vai sair da boxe. O francês foi penalizado por condução irresponsável, na sequência do arrepiante acidente em que esteve envolvido na semana passada.

- Depois do azar de que foi vítima na semana passada neste mesmo circuito - caiu quando estava em boas condições de lutar pelo pódio - o piloto português da Red Bull Tech3 tem mostrado bom ritmo esta semana e vai sair da 3.ª linha da grelha, da 7.ª posição.

- Bom dia, seja bem-vindo ao direto da corrida de MotoGP do GP Estíria, que se disputa a partir das 13 horas, na Áustria.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades
Notícias
Notícias Mais Vistas