Dirigente apresentou esta tarde o documento
Daniel Monteiro apresentou esta tarde na Tribuna de Honra do Estádio Nacional as linhas mestras que conduzem o seu mandato como presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), cargo que ocupa há relativamente pouco tempo, depois de vencer as eleições para a sucessão de Carlos Paula Cardoso.
O dirigente traçou "cinco prioridades para o desporto nacional" e que são:
1.ª Criação de um Plano Estratégico para a Década - "No atual contexto e organização do Desporto em Portugal, continua sem ser conhecido o que espera o Estado obter de cada uma das organizações desportivas, a curto, médio e longo prazo".
2.ª Novo Modelo de Financiamento do Desporto Nacional - "O financiamento público do Desporto em Portugal, aliado à falta de uma visão política para o setor, tem sido um dos maiores constrangimentos ao seu desenvolvimento e à sua valorização social".
3.ª Mais Educação Dísica no 1º ciclo de Escolaridade - "Apesar do índice de participação desportiva em Portugal vir, progressivamente, a aumentar, a verdade é que a realidade do número de praticantes continua aquém da maioria dos países europeus".
4.ª Mais Desporto no Serviço Público de Rádio e Televisão - "O serviço público de rádio e televisão é atribuído pelo Estado à Rádio e Televisão de Portugal, S.A. (RTP), através de um contrato de concessão, nos termos da Lei da Televisão e da Lei da Rádio".
5.ª Criação do Ministério do Desporto - "Desde 1976, até à data, os diversos governos constitucionais optaram maioritariamente por uma clara preferência pela associação do Desporto ao Ministério da Educação, mediante a criação de uma Secretaria de Estado, muitas vezes acompanhada do sector da Juventude".
- Leia na íntegra o documento que traça as linhas do mandado de Daniel Monteiro como presidente da CDP:
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Depois da Finlândia derrotar a favorita Sérvia, eis que cai mais um 'gigante'
A dupla lusa também já celebrou este ano o título de campeã da Europa
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United